Cenário melhor de chuvas deixa governo mais otimista sobre abastecimento de energia em 2015

Publicado em 12/03/2015 18:30

LOGO REUTERS

Por Leonardo Goy

BRASÍLIA (Reuters) - As chuvas de fevereiro e, principalmente, as de março, estão deixando técnicos do governo federal mais otimistas com a possibilidade do Brasil conseguir evitar um racionamento de energia elétrica neste ano, disseram à Reuters duas fontes do governo.

"Fevereiro já foi bom. O solo estava muito seco, mas foi perto da média (de chuvas). Março está vindo na média com o solo já encharcado", disse uma dessas fontes afirmando que o governo federal trabalha com a expectativa de não haver racionamento.

Na semana passada, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) elevou de 27,1 por cento para 28,2 por cento sua projeção para o nível dos reservatórios de hidrelétricas do Sudeste no fim do mês. Na quarta-feira desta semana, as represas do Sudeste e Centro-Oeste exibiam nível de 22,2 por cento da capacidade, com represas do Nordeste também aumentando o armazenamento.

"Estamos perto de poder afirmar que estamos livres do racionamento", disse outra fonte, citando que se o cenário atual das chuvas for mantido, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) já deve, em sua próxima reunião, prevista para o início de abril, reduzir para a casa dos 5 por cento o risco de déficit de energia em 2015, dentro, do limite tido como tolerável.

Atualmente, o risco de faltar energia no Sudeste e Centro-Oeste do país está estimado pelo CMSE em 6,1 por cento. Mas o índice vem caindo, já que em fevereiro o risco era estimado em 7,3 por cento.

Além da recuperação das chuvas, outro ponto que pode contribuir para evitar o anúncio de um racionamento é o comportamento do consumo, que não deve repetir mais os picos de janeiro, quando as temperaturas no país estavam mais elevadas, e tem sido alvo de fortes reajustes de tarifas.

Segundo dados preliminares da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgados nesta quinta-feira, entre os dias 1o e 10 de março houve redução de 1,9 por cento no consumo de energia elétrica no país, em comparação com o mesmo mês em 2014. Em fevereiro, segundo o ONS já tinha registrado queda de 2,8 por cento na carga sobre um ano antes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário