Clima: Frente fria avança pelo norte da região Sudeste, mas destaque é frio

Publicado em 05/05/2015 09:23

A frente fria que desde o final de semana provocou chuvas do Rio Grande do Sul a Minas Gerais e em boa parte do Centro-oeste, encontra-se nessa terça-feira sobre a faixa leste do Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde provocará chuvas não só sobre esses dois Estados, mas também sobre boa parte de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Rondônia e sobre todos os demais Estados da região Norte. Essas chuvas que vem ocorrendo estão permitindo uma elevação dos níveis de umidade do solo, garantindo excelentes condições ao desenvolvimento de milho safrinha. Até mesmo aquelas lavouras semeadas mais tardiamente apresentam excelentes condições de produtividade, o que indica que esse ano será mais um de safra recorde para o milho 2ª safra.

Na Bahia e nas regiões sul do Maranhão e do Piauí a terça-feira será de tempo aberto e sem previsões para chuvas, o que possibilitará a realização da colheita da soja e do milho que além de estarem atrasadas, apresentam perdas significativas por conta das chuvas dessas últimas duas semanas. Contudo, a partir de amanhã há previsões de chuvas rápidas sobre essas regiões devido ao avanço da frente fria. Mas diferentemente das últimas chuvas, essas serão de fraca intensidade e de curta duração, o que não deverá trazer tantos transtornos aos produtores. Até porque já na quinta e sexta-feira o tempo volta a abrir sobre a região.

Em toda a região Sul, em São Paulo e no Mato Grosso do Sul a terça-feira será de tempo aberto com possibilidades apenas para possíveis pancadas de chuvas na faixa leste de São Paulo. Mas o destaque não é o tempo firme e sim, o frio. Uma massa de ar polar avança sobre esses Estados levando ao declínio acentuado das temperaturas mínimas. Em algumas cidades gaúchas e catarinenses, os termômetros registraram temperaturas abaixo dos 6°C, mas não houve registros de geadas ou qualquer outro tipo de dano às lavouras. E a tendência é que as próximas madrugas sejam também bastante geladas.  

Chuvas agora só no começo da semana que vem, quando uma nova frente fria avançará, novamente, pela região Sul e Sudeste.

Somar

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário