Clima: Quinta-feira de tempo firme em boa parte do Brasil

Publicado em 07/05/2015 09:38

A frente fria que está na altura do Espírito Santo já perde forças e com isso a quinta-feira deverá ser com chuvas apenas sobre o Espírito Santo, faixa norte de Minas Gerais, faixa sul da Bahia, nordeste de Goiás, noroeste do Mato Grosso e sobre os Estados do Tocantins, Maranhão, Pará e metade norte do Piauí. Essas chuvas irão apenas atrapalhar a finalização da colheita do milho e da soja na região do MAPITOBA, mas nada que venha causar algum dano às lavouras. Apesar que essas chuvas em Tocantins e em alguns pontos da Bahia já causaram danos bastante significativos à produtividade e qualidade dessas culturas.

Já no restante do Brasil, o tempo seguirá firme e sem previsões para chuvas ao longo desses próximos dias. Ruim para a metade sul do Rio Grande do Sul, onde várias cidades já decretaram situação de alerta por conta da forte estiagem que atinge essa regiões do País. Muitos municípios gaúchos estão a mais de 60 dias sem chuvas expressivas. E como são áreas produtoras de soja, muitas lavouras registraram perdas bastante significativas nesse período. O problema é que nos próximos 7 dias, não há previsão de que esse quadro possa se reverter, as chuvas só deverão retornar à essas regiões após o dia 20/05, quando aí acaba essa estiagem e as chuvas voltam a ficar regulares e em bons volumes ao longo de todo essa segunda metade do outono e durante todo o inverno. O mesmo deverá acontecer com toda a região Sul, que terá chuvas regulares e acima da média durante esses próximos 120 dias.

Mesmo com essa ausência de chuvas no Sudeste e em grande parte do Centro-oeste nesses próximos 5 dias, as condições se manterão favoráveis ao desenvolvimento de todas as lavouras, bem como à realização dos trabalhos de campo, como plantio, colheita e tratos culturais. As chuvas só deverão retornar ao Sudeste e Centro-oeste no começo da próxima semana, quando uma nova frente fria deverá avançar pelo oeste do Paraná e pelo Sudeste, onde irá provocar chuvas. Muito provavelmente não será com a mesma intensidade observada no começo dessa semana, mas já será suficiente para manter um mínimo necessário de umidade no solo, garantindo boas condições ao desenvolvimento das lavouras, principalmente as de inverno, como trigo, milho safrinha e hortaliças.

Com relação ao frio, apesar da massa de ar polar ainda se encontrar sobre o Sul e Sudeste, ela já começa a perder forças e com isso as temperaturas mínimas começaram a ganhar elevação nessas próximas madrugadas.

Somar

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário