Clima: Tempo fechado e chuvoso no Sul do Brasil nessa sexta-feira

Publicado em 08/05/2015 11:02

 Áreas de instabilidade mantêm o céu bastante fechado e com chuvas em vários pontos da região Sul. Apesar das chuvas serem de baixa intensidade, estão permitindo uma elevação, mesmo que parcial, dos níveis de umidade do solo, garantindo boas condições ao desenvolvimento das lavouras, principalmente de 2ª safra e de inverno, como o milho safrinha e o trigo. Também há previsão de chuvas para toda a faixa leste do Sudeste. Contudo, serão chuvas rápidas, pontuais e de baixa intensidade.
 
As chuvas nessa sexta-feira estarão mais concentradas sobre a faixa norte do Brasil, onde desde a madrugada já são registradas chuvas sobre o norte do Mato Grosso, norte de Goiás e em todas as regiões do MAPITOBA, além de Rondônia e Pará. E esse padrão de tempo mais fechado e com chuvas a qualquer hora do dia irá se manter inalterado até o final de semana, quando no começa da semana que vem o tempo volta a abrir. Essas chuvas mais uma vez estão prejudicando o andamento da colheita da soja e afetando a produtividade do algodão na Bahia, Maranhão e no Piauí.
 
E com o avanço dessas áreas de instabilidade sobre as regiões Sul e Sudeste, o final de semana e também o começo da semana que vem deverá ser com chuvas, principalmente entre o domingo e segunda-feira. Essas chuvas que também deverão ocorrer no Mato Grosso, irão permitir a manutenção da umidade do solo, garantindo excelentes condições ao desenvolvimento do milho safrinha e das demais culturas de 2ª safra, além de dar condições ao desenvolvimento das hortaliças, cana de açúcar e café. E apesar da previsão de chuvas, não haverá prejuízos ao setor sucroalcooleiro, apenas ocorrerão paralisações momentâneas da colheita.
 
Além da chuvas o destaque continuará sendo as baixas temperaturas mínimas que continuarão a ocorrer durante esses próximos dias, uma vez que novas massas de ar polar irão avançar sobre as regiões Sul e Sudeste. Mas não há riscos de ocorrência de geadas ou qualquer tipo de dano às culturas.  

Somar

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário