Segunda-feira chuvosa no Sudeste e Centro-oeste

Publicado em 11/05/2015 09:15

 A passagem de uma frente fria pelas regiões Sul e Sudeste nesse final de semana provocou chuvas intensas em vários municípios dessas regiões, sendo registradas danos em algumas lavouras de milho safrinha, principalmente no Paraná, onde além das chuvas intensas foram registrados fortes rajadas de vento. Porém, essas chuvas tanto no Sul, quanto no Sudeste e Centro-oeste possibilitaram uma elevação e manutenção da umidade do solo, garantindo excelentes condições ao desenvolvimento do milho safrinha. Onde até mesmo lavouras semeadas muito tarde, após o dia 15/03 já estão com seu máximo teto produtivo. Assim, o Brasil esse ano deverá colher uma safra recorde/histórica de milho.

Para essa segunda-feira, a frente fria que ainda se mantém sobre o Sudeste irá manter o céu com muitas nuvens e com isso há a previsão de mais chuvas sobre o leste e norte do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Rio de Janeiro. Essas chuvas nesse início de semana manterá as condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, para irá causar a paralisação da colheita da cana de açúcar e das hortaliças. Contudo, como a partir de manhã esse sistema estará mais ao norte da região Sudeste, o tempo abrirá em praticamente, toda as regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste, permitindo a retoma das atividades de campo. Porém, não estão descartadas a possibilidade de novas pancadas de chuvas sobre o Mato Grosso e Goiás durante toda essa semana, já que ainda haverá muita umidade na atmosfera.

Já no MAPITOBA, pancadas de chuvas poderão vir a ocorrer sobre a região oeste da Bahia e sul do Tocantins entre amanhã e quarta-feira devido ao avanço dessa frente fria. Essas chuvas poderão não só atrapalhar a finalização da colheita da soja e do milho, mas também causar novas perdas pontuais nas lavouras de algodão, já que esse excesso de umidade irá provocar novos apodrecimento dos botões florais. Todavia, tais perdas serão de escala menor quando comparado as perdas registradas durante o mês de março.

No Sul, em especial do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o tempo irá permanecer aberto e sem previsões para chuvas ao longo de toda a semana. Chuvas regulares e em bons volumes só serão registradas a partir da última semana de maio. Até lá as poucas chuvas que serão registradas, serão de baixa intensidade e, portanto, insuficientes para reverter o quadro de seca que a faixa leste vem enfrentando nesses últimos 70 dias. Contudo, o bimestre junho/julho serão com chuvas acima da média nessa região.

Com relação ao frio, as temperaturas mínimas ainda se manterão baixas devido a presença da frente fria, mas não há nenhum risco para danos às culturas. 

Somar Meteorologia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário