Chuvas afetam colheita de café e cana no Brasil nesta semana

Publicado em 26/05/2015 15:29

LOGO REUTERS (16408)

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - Chuvas previstas para as principais áreas produtoras de cana-de-açúcar e café do Sudeste brasileiro, na quinta e na sexta-feira, provavelmente paralisarão os trabalhos de colheita, com maior impacto para as atividades envolvendo a matéria-prima do açúcar, que já estão a pleno vapor, segundo especialistas.

As chuvas para as áreas de cana deverão afetar a moagem já bastante prejudicada na primeira quinzena de maio, quando as precipitações foram elevadas em algumas regiões. No caso do café, a colheita ainda está numa fase inicial em muitas regiões, mas a umidade tem atrasado os trabalhos.

"Na quinta, sexta-feira, o tempo ficará fechado, e isso pode trazer paralisações na colheita, tanto no café quanto para cana", afirmou o meteorologista da Somar Marco Antônio dos Santos, estimando o volume acumulado de chuvas nos dois dias em 30 milímetros.

Ele estimou que maio deverá fechar com precipitações acumuladas de cerca de 80 milímetros em algumas áreas, volume acima do normal para um período que não costuma ser tão chuvoso, devido à chegada de nova frente fria perto do fim do mês.

O Sudeste brasileiro congrega os três principais produtores de café do Brasil (Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo). São Paulo também processa mais da metade da cana plantada no país.

"As chuvas vão afetar também a moagem na segunda quinzena, então o mês de maio, no total do mês, deve fechar com moagem abaixo da do mesmo período de 2014", disse Santos.

A produção de etanol do centro-sul na primeira parte do mês somou 1,3 bilhão de litros, queda de 18,3 por cento ante mesmo período da safra passada, enquanto a produção de açúcar atingiu 1,24 milhão de toneladas, recuo de 35 por cento na comparação anual, em parte por um recuo acentuado na moagem de cana, apontaram dados da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) na semana passada.

 

COLHEITA DE CAFÉ

Segundo o agrometeorologista, a colheita de café não será tão prejudicada pelas chuvas desta semana, até porque os trabalhos nos cafezais ainda não são intensos como nos canaviais.

Mas, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em análise nesta terça-feira, o tempo nos próximos dias "pode limitar o avanço dos trabalhos em algumas praças" cafeeiras.

"De acordo com a Climatempo, em Minas Gerais, a passagem de duas frentes frias, a partir do dia 25, pode trazer chuvas no sul do Estado. Em São Paulo e no Paraná também deve chover, mas em menor volume", citou o Cepea.

O órgão da análises da Universidade de São Paulo afirmou ainda que a evolução da colheita de café tem variado bastante entre as regiões, mas, no geral, está um pouco atrasada em relação à temporada anterior, em meio a chuvas frequentes em maio.

"Segundo colaboradores do Cepea, a Zona da Mata mineira é a região onde as atividades estão mais avançadas... Nos últimos dias, contudo, chuvas na Zona da Mata atrapalharam a colheita e também a secagem dos grãos que estavam no terreiro, o que pode depreciar a qualidade."

No Sul de Minas, disse o Cepea, chuvas pontuais também têm atrapalhado a colheita em algumas propriedades.

Já no Cerrado Mineiro, a colheita ainda não foi iniciada, visto que os grãos estão em diferentes estágios de maturação, por conta das floradas irregulares.

No Estado de São Paulo, a colheita ainda está lenta nas praças de Mogiana e da Paulista. "Especificamente na Mogiana, colaboradores (do Cepea) informam que os primeiros grãos colhidos, além de serem de peneiras menores, devido à severa estiagem do final do ano passado, foram prejudicados por chuvas durante a secagem no terreiro."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário