Massa de ar polar avança e temperatura despenca em todo Sul do Brasil

Publicado em 16/06/2015 07:08

Essa madrugada foi realmente a mais gelada do ano, até o momento, no Paraná, Santa Catarina e em algumas cidades de São Paulo e do mato Grosso do Sul. As temperaturas em vários municípios paranaenses ficaram abaixo dos 2°C essa noite. Os termômetros em Castro as 5h00 marcavam 1,7°C, General Carneiro, -0,8°C, Guarapuava, -1,0°C. Houve formação de geadas, mais ainda não houve relatos de perdas em nenhuma lavoura, até porque nas áreas produtoras de milho safrinha, como Cascavel, os termômetros registraram 3,6°C, Foz do Iguaçu, 7,6°C, Campo Mourão, 3,8°C e em Londrina, 8°C. Provavelmente, um ou outro produtor irá relatar perdas por geadas, mas provavelmente as perdas serão muito localizadas e sem impactos significativos à produção regional ou estadual.

Além do frio no Paraná, as chuvas ocorridas ontem no Estado e em grande parte dos municípios paulistas e das regiões sul do Mato Grosso do Sul e do sul de Minas Gerais atrapalharam o pleno andamento da colheita do milho, café e da cana de açúcar. Mas sem impactos a produtividade e/ou qualidade. E para hoje o tempo volta a abrir em todo o Brasil, com exceção apenas para as faixas litorâneas do Rio de Janeiro, Espírito Santo e extremo sul da Bahia, que devido ao avanço da frente fria, a terça-feira ainda será de chuvas. E esse tempo firme e sem previsões para chuvas deverá se manter inalterado somente hoje, pois amanhã uma nova frente fria irá avançar sobre o Sul do Brasil, onde irá provocar chuvas sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, sul do Paraná, Paraguai e oeste e sul do Mato Grosso do Sul. Nas demais regiões do Brasil, o tempo permanecerá aberto e com temperaturas em elevação.

Mas na quinta-feira esse sistema ganha forças e provocará chuvas mais intensas sobre o Paraná, sul do Mato Grosso do Sul e em São Paulo onde irá inviabilizar os trabalhos de colheita do milho, café, cana de açúcar e de demais culturas. Só que esse novo sistema não irá atingir Minas Gerais e nem tão pouco Goiás e Mato Grosso, que continuarão com tempo firme, beneficiando a realização dos trabalhos de colheita. O mesmo estará ocorrendo com toda a região do MAPITOBA. Contudo, deve-se salientar que poderão vir a ocorrer pancadas muito isoladas sobre a região central-oeste de Goiás na quinta-feira, essas chuvas serão isoladas e bem restrita a essa região do Estado goiano.  

E daqui pra frente iremos observar esse padrão na atmosfera, isto é, chuvas regulares sobre o Sul, atingindo algumas vezes o estado de São Paulo, principalmente a região sul e leste. E tempo bem firme em todo o restante do Brasil.   

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário