Clima: Frente fria permanece sobre o sul do Brasil e quinta-feira será de mais chuvas para PR e SC

Publicado em 16/07/2015 07:07
Por Marco Antônio dos Santos - Agrometeorologista da Somar Meteorologia

As chuvas não estão dando trégua aos produtores paranaenses, sul-mato-grossenses e catarinenses. A frente fria que permanece sobre a região Sul manterá o tempo fechado e com previsão para novos temporais nessa quinta-feira. Inviabilizando totalmente os trabalhos de colheita, plantio e aplicações de defensivos agrícolas. A qualidade do milho safrinha, bem como do trigo já está sendo comprometida em diversas propriedades. Além da qualidade, essas chuvas, muitas vezes seguidas por fortes rajadas de vento também tem causado estragos nas plantações, principalmente de milho, uma vez que vem acarretando o acamamento das plantas, dificultando a sua colheita. E o grande problema é que esse padrão meteorológico deverá se estender ao longo desses próximos 5 dias, agravando ainda mais as condições das lavouras.

No Rio Grande do Sul, a quinta-feira será de tempo aberto e sem previsões para chuvas, com exceção apenas para as regiões de fronteira com Santa Catarina. Assim, os produtores gaúchos poderão prosseguir com o plantio do trigo e das demais culturas de inverno sem maiores transtornos. Além de que tais condições meteorológicas são favoráveis ao desenvolvimento das lavouras. Porém, no domingo uma nova frente fria avançará pelo Estado onde deixará novamente o tempo fechado e com chuvas generalizadas até meados da semana que vem. E a boa notícia para os paranaenses é que esse novo sistema não deverá chegar ao Estado, o que manterá o tempo aberto durante boa parte da semana que vem.

Já no Sudeste, Centro-oeste e no MAPITOBA, apesar de algumas nuvens no céu, a previsão para essa quinta-feira é de tempo estável e, portanto, sem previsões para chuvas. Permitindo a plena realização dos trabalhos de colheita e aplicação de defensivos agrícolas. E quanto mais avança a colheita do milho, mais se observa que as condições meteorológicas foram benéficas à cultura. Muitos produtores estão conseguindo médias de produtividade superiores aos 130 sacos/ha no milho safrinha, sendo que em algumas propriedades esses valores superam os 150 sacos/ha. E com a previsão de tempo aberto e sem chuvas para todo esse mês de julho, os trabalhos de colheita não só do milho safrinha, mas da cana de açúcar, café e das demais culturas irão prosseguir sem maiores transtornos ao longo de todo esse período.

Nos Estados Unidos, volta a chover nessa quinta-feira sobre as regiões produtoras de soja e milho do meio-oeste. Contudo, essas chuvas serão de fraca intensidade e, portanto, não deverão causar danos significativos nas lavouras. Porém, como os solos ainda continuam com altos índices de umidade, uma ou outra região ainda poderá apresentar perdas pontuais de produtividade. Até porque, esse tempo instável deverá se manter ao longo desses próximos dias sobre as principais regiões produtoras de grãos dos Estados Unidos.

Alerta Agroclimático - 16 julho 2015

Alerta Agroclimático - 16 julho 2015 - Mapa EUA

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antonio dos Santos - Agrometeorologista
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário