Águas do Pacífico continuam se aquecendo e El Niño ganha força

Publicado em 21/07/2015 16:00

El Niño em 21 de julho de 2015 - Fonte: NOAA

El Niño em 21 de julho de 2015 - Fonte: NOAA

As temperaturas das águas do oceano Pacífico continuam a subir e estão superando os recordes de 1997 e meteorologistas afirmam que essas condições já sinalizam um ganho de força do fenômeno bem como sua continuidade no ano que vem, segundo noticiou o portal internacional AgWeb nesta terça-feira (21). 

Em todas as regiões-chave de monitoramento do El Niño são registradas temperaturas 1ºC acima da média das últimas dez semanas, segundo informou o Escritório de Meteorologia da Austrália. O fenômeno poderia afetar - e já está afetando com a ocorrência de períodos longos de seca e tufões chegando ao continente - o clima na Ásia, além de trazer muita chuva por toda a América do Sul e verões mais amenos para a América do Norte. 

No Sul do Brasil, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul já vêm sofrendo há semanas com o excesso de chuvas. Em muitos municípios dos três estados foi decretao estado de emergência, e somente no RS 50 mil pessoas já foram atingidas. Na agricultura, a colheita do milho safrinha está comprometida em muitas localidades, bem como as lavouras de trigo que estão em desenvolvimento. Segundo explicou o engenheiro agrônomo Dirceu Gassen, a atenção dos produtores nesse momento deve estar voltada, neste cenário, para o aparecimento de doenças foliares e radiculares. 

A situação no Paraguai é semelhante. Como relatou o produtor rural Márcio Mattei, de Santa Rosa Del Monday, as chuvas constantes desde o início de julho já paralisam a colheita da segunda safra de milho e os trabalhos de campo ainda precisam ser concluídos em 40% da área. No caso do trigo, ainda segundo Mattei, as lavouras já apresentam a incidência de doenças como a brusone e a giberela. 

Nos Estados Unidos, o quadro muda pouco. A agência de clima do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) informou em nota nesta terça-feira (21) que o clima seco e mais ameno deve prevalecer no Corn Belt. As informações mostram ainda que, em 19 de julho, a umidade do solo estava com um superávit de 65% em Ohio, 58% em Indiana, 47% no Missouri e 44% em Illinois. 

"As condições de tempo mais seco devem prevalecer nos próximos dias em boa parte do Meio-Oeste e Nordeste dos EUA. No final da semana, porém, chuvas fortes devem retornar a regiões pontuais da parte mais ao norte do Meio-Oeste. No intervalo dos próximos 6 a 10 dias, o clima no oeste do Corn Belt deve ficar mais úmido do que o normal, entretanto", informou a nota da agência do USDA. 

As chuvas continuam pelos próximos dias ainda em alguns estados do Corn Belt, como Iowa, por exemplo, de acordo com as últimas informações divulgadas pelo NOAA - serviço oficial de clima dos EUA . No intervalo dos dias 26 a 30 de julho, a região deverá receber precipitações acima da média, como mostra o mapa a seguir. Nesse mesmo período, porém, as temperaturas deverão permanecer acima da média, segundo indica o mapa seguinte. 

Com informações do NOAAAgWeb

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Domingos de Souza Medeiros Dourados - MS

    Será que serão registradas cheias no rio Mississipi como as que aconteceram em 1997? Lembram-se das casas rodando rio abaixo?

    0
  • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

    "O afloramento de águas mais frias na região do El Niño 4, a oeste da linha de data, nas ultimas medições, pode ser uma mudança para um novo evento do tipo modoki". Este comentario foi publicado a partir de metereologistas de varios paises nesta semana. Então estaríamos hoje sobre os efeitos de um El Niño "CANÔNICO" e transformando-se para um pseudo ou "MODOKI", a partir da primavera. Aí muda tudo. É só lembrar de 2012.

    0