Mais chuvas são previstas para essa sexta-feira no Sudeste e Centro-oeste

Publicado em 11/09/2015 07:19
Por Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar Meteorologia

A presença de uma nova frente fria sobre o Sudeste mantêm áreas de instabilidade sobre grande parte das regiões Sudeste e Centro-oeste nessa sexta-feira, com isso será mais um dia com chuvas ao longo do período nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. Contudo, como vem ocorrendo essas chuvas serão novamente irregulares, sendo que em várias localidades desses Estados os volumes acumulados de chuvas serão bem baixos ou até mesmo nulo, enquanto em outras localidades poderão superar os 50 mm. Tempo firme somente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em todos os Estados da região Norte e Nordeste.          

Desse modo, as atividades de campo, como colheita do café, da cana de açúcar entre outras continuarão sendo prejudicadas nessas sexta-feira, bem como a finalização da colheita do milho 2ª safra no Sudeste. Por outro lado, essas chuvas no Centro-oeste e no Paraná já começam a animar produtores de soja, uma vez que o termino do vazio sanitário termina nesse próximo dia 15. Já há propriedades com um acumulado de chuvas superior a 80 mm devido as chuvas do final de agosto e agora dessa semana e, portanto, já em condições de semear seus campos de soja.

No Sul e no Nordeste, o tempo seco permite que os produtores continuem com os trabalhos de colheita e plantio, avançando com a colheita do algodão na Bahia, Maranhão e Piauí e o plantio do milho e colheita do trigo no Sul. Contudo, o grande destaque desses próximos dias continua sendo as baixíssimas temperaturas previstas para essa próxima madrugada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e extremo sul do Paraná. A massa de ar polar que já avança pelo Continente irá levar ao declínio acentuado das temperaturas, onde vários municípios gaúchos e catarinenses irão registrar temperaturas negativas ou bem próximas a 0°C, com isso a previsão para formação de geadas e consequentemente poderá acarretar perdas em carias culturas, como milho, trigo, fumo, uva, pêssego entre outras frutíferas, que já estão com frutos em estágio inicial de desenvolvimento.

Alerta Agroclimático - 11 setembro 2015

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antonio dos Santos - Agrometeorologista
Fonte:
Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário