Semana começa com muita chuva no Sul do Brasil

Publicado em 21/09/2015 07:13
Por Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar Meteorologia

 A passagem de um sistema meteorológico pelo Rio Grande do Sul nesse começo de semana já provoca chuvas sobre várias localidades da região da Fronteira nessa manhã de segunda-feira. E esse sistema irá avança sobre as demais localidades do Estado deixando o tempo fechado e chuvoso. Com isso, novas paralisações no preparo do solo e plantio do arroz serão observadas, bem como os trabalhos de plantio do milho e colheita do trigo, que deveria ser iniciada nesse começo de semana. Além disso, novas perdas de produtividade estarão ocorrendo por conta desse excesso de umidade sobre as plantas. E segundo os modelos de previsão a semana toda será de tempo fechado e com chuvas, prejudicando o pleno andamento das atividades de campo.                     

No Sudeste e Centro-oeste a semana começa igualzinha terminou a anterior, tempo aberto e muito calor. Os termômetros continuarão marcado temperaturas bem acima da média para essa época do ano. Sendo que somente no próximo final de semana é que haverá mudança nesse padrão meteorológico, pois entre sábado e domingo uma frente fria irá conseguir avançar sobre o São Paulo e Rio de Janeiro e trazer chuvas à quase todas as regiões produtoras do Sudeste e Centro-oeste. Os volumes não serão altos, mais suficientes para permitir que haja uma elevação dos níveis de umidade do solo, garantindo boas condições ao plantio da nova safra de soja. Que até lá estará paralisado, já que os solos continuam com baixíssimos níveis de umidade, principalmente na camada de 0 a 10 cm. Mas por outro lado, esse tempo seco e quente permitirá o avanço das colheita da cana de açúcar e do café, bem como das hortaliças, como tomate, batata e cebola.

Porém, deve salientar que não estão descartadas a possibilidade de que ao longo dessa semana venham a ocorrer pancadas de chuvas muito, mais muito isoladas sobre uma ou outra localidade dessas regiões, uma vez que a presença de frentes frias no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina ao longo da semana poderão gerar áreas de instabilidade sobre o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo. Mas como dito acima, não dá para apostar nessas chuvas, pois serão muito isoladas e dificilmente os modelos de previsão conseguem prever onde exatamente irão ocorrer.

Já no MAPITOBA o tempo seguirá firme, sem previsões para chuvas e com muito calor ao longo de toda essa semana, mesmo com o avanço da frente fria no começo da semana que vem, essa não deverá avançar sobre essas localidades do Brasil. A previsão para o retorno das chuvas sobre essas localidades será somente para meados de outubro.  

 Alerta Agroclimático - 21 setembro 2015

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antonio dos Santos - Agrometeorologista
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário