Semana termina com chuvas em diversas localidades do Brasil Central

Publicado em 11/12/2015 06:07

Áreas de instabilidade podem ser observadas sobre grande parte da região central do Brasil nessa manhã de sexta-feira. Desse modo, poderão vir a ocorrer novas pancadas de chuvas sobre Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Há previsão também para pancadas de chuvas sobre o Pará e Maranhão ao longo do dia. Nas demais localidades do Brasil o tempo ficará firme e sem previsões de chuvas generalizadas e em bons volumes.

Mas a partir de amanhã, uma nova frente fria avançará sobre a faixa oeste do Rio Grande do Sul onde irá provocar chuvas torrenciais sobre essa região, provocando chuvas também sobre as demais localidades da região Sul, Sudeste e boa parte do centro-oeste. Como esse sistema irá avançar sobre o Brasil, há previsões de que esse final de semana seja com chuvas regulares em boa parte da região centro-sul do Brasil, onde os maiores volumes irão ocorrer sobre o Sul do Brasil, mais especificamente sobre a faixa oeste do Rio Grande do Sul. E com a presença desse sistema meteorológico a semana que vem começará com chuvas chuvosa em grande parte do Brasil, com exceção para a região do MATOPIBA e PA, que continuarão com tempo mais firme. Sendo que somente no final da semana que vem é que há previsões d chuvas mais generalizadas, devido ao avanço de novas frentes frias associadas as áreas de instabilidade.

Assim, no Sul as atividades agrícolas deverão sofrer paralisações, bem como em várias localidades do Sudeste. No Centro-oeste, a ocorrência de pancadas de chuvas irão permitir uma melhora nas condições ao desenvolvimento das lavouras, mas como não serão chuvas generalizadas, muitas áreas ainda continuarão sofrendo e agravando ainda mais as perdas que hoje já são grandes. O mesmo estará ocorrendo no MATOPIBA e Pará, onde a falta de chuvas generalizadas complica a vida do produtor e mantém o plantio da soja e do milho paralisado.

Alerta Agroclimático - 11 dez 2015

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário