Clima: Quinta-feira de chuvas em grande parte do Brasil

Publicado em 04/02/2016 06:07

Áreas de instabilidade são observadas sobre grande parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste do País. Assim, chuvas são registradas nessa manhã de quinta-feira em vários pontos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Há registros também de pancadas de chuvas sobre o triângulo mineiro. Por conta desse tempo, atividades agrícolas, como colheita e plantio, estão sendo prejudicadas, principalmente no Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Onde muitos produtores estão com dificuldades para realizar a colheita da soja e posterior plantio do milho, algodão e demais culturas de 2ª safra. Tempo mais firme somente sobre a metade sul do Rio Grande do Sul, pois no Matopiba, áreas de instabilidade associadas ao calor também poderão provocar pancadas de chuvas no decorrer do dia, principalmente a tarde.

E esse padrão de tempo irá se manter inalterado ao longo desse restante de semana e também início da próxima, ou seja, áreas de instabilidade associadas ao calor manterão o tempo instável e com possibilidade para chuvas durante os próximos dias em, praticamente, todas as regiões do Brasil, com exceção apenas para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina que terão um tempo mais firme e, portanto, sem chuvas. As chuvas só deverão retornar à esses dois Estados Brasileiros entre segunda e terça-feira da semana que vem.

Como os próximos dias serão marcadas pelas pancadas de chuvas e em alguns momentos chuvas mais continuas, os trabalhos de colheita e plantio poderão ser prejudicados, bem como a realização dos tratos culturas, como pulverizações. Trazendo perdas pontuais para diversas lavouras. Mas por outro lado, essas chuvas irão manter os solos com bons níveis de umidade, favorecendo o desenvolvimento das culturas.

Alerta Agroclimático - 04 fev 2016

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário