Clima: Semana começa com chuvas sobre a região central do Brasil

Publicado em 22/02/2016 07:05

Áreas de instabilidade sobre a região central do Brasil mantém o céu com muitas nuvens e com previsão para chuvas a qualquer hora do dia em, praticamente, todas as localidades dos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, bem como sobre a metade sul de Goiás e de Minas Gerais. Há previsão de chuvas também sobre quase toda a região Norte. O problema está sendo na região do Matopiba, onde a ausência de chuvas já está causando perdas bastante significativas em diversas lavouras de soja e milho. Há fazendas que estão a mais de 20 dias sem registro de chuvas. E segundo os modelos de previsão as chuvas só deverão retornar para essas localidades produtoras, somente, no próximo final de semana, o que poderá agravar ainda mais as condições das lavouras.

Já na região Centro-Sul do Brasil a semana será novamente marcada pelas pancadas de chuvas. Muito parecido com o ocorrido na semana passada. E esse padrão meteorológico está dando condições para que os produtores consigam realizar todas as suas atividades agrícolas, como colheita, plantio e demais tratos culturais. Porém, por conta desse padrão, tais trabalhos poderão sofrer interrupções momentâneas, só que mais frequentes do que foi na semana passada, já que as chuvas serão mais regulares essa semana, devido ao forte corredor de umidade que está sobre a faixa oeste e sul do Brasil.

Os maiores volumes acumulados de chuvas deverão ocorrer sobre os Estados do Paraná, São Paulo e extremo sul do Paraguai, podendo causar prejuízos significativos tanto no meio urbano quanto nas fazendas. Já que os volumes acumulados poderão ultrapassar os 120 mm ao longo da semana.

Alerta Agroclimático - 22 fev 2016

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário