Clima: Chuvas já causam danos em produção no Sul do Brasil

Publicado em 25/02/2016 07:12

Essa quinta-feira será um repeteco dos dias anteriores, ou seja, o corredor de umidade que está sobre toda a faixa central do Brasil manterá o tempo fechado e com possibilidade para ocorrência de chuvas em praticamente todas as localidades dos Estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Minas Gerais e São Paulo, além do Pará e do Maranhão. Há previsão também para ocorrências de pancadas de chuvas sobre o extremo norte do Tocantins. Com isso, algumas atividades agrícolas, principalmente no Paraná e no Mato Grosso do Sul permanecerão paralisadas, como é o caso da colheita da soja. Onde a grande parte dos produtores não conseguiram entrar com as suas colheitadeiras no campo essa semana e, desse modo, já há lavouras em estágio bastante avançado de maturação e até mesmo já começam a apodrecer. E como esse padrão meteorológico se manterá inalterado ao longo desses próximos dias, novas perdas irão surgir.

Também no Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Minas Gerais a previsão para esses próximos 10 dias são de continuidade das pancadas de chuvas, não tão regulares como vem ocorrendo no Paraná e no Mato Grosso do Sul, mas quase que diárias. Porém, as atividades agrícolas continuarão a ser realizadas, mas com algumas paralisações momentâneas. Mas sem prejuízos aos produtores.

A quinta-feira será de tempo aberto no Rio Grande do Sul, Bahia, Espírito Santo e no interior do Nordeste, além de toda metade sul de Tocantins. Mas devido ao avanço de uma nova frente fria, já há previsões de chuvas generalizadas sobre o Rio Grande do Sul a partir dessa sexta-feira. E a boa notícia é que os modelos continuam a prever chuvas para todas as regiões do Tocantins, oeste da Bahia e sul do Piauí nesse próximo final de semana. O problema é que essas chuvas está chegando muito tarde, pois já há muitos produtores do Tocantins e da Bahia que estão com perdas bastante significativas em suas lavouras esse ano, devido ao longo período de estiagem, que vem ocorrendo nesse mês de fevereiro.

Alerta Agroclimático - 25 fev 2016

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário