Clima: Semana termina com nebulosidade sobre o Mapitoba

Publicado em 26/02/2016 07:12

Imagens de satélite mostram muitas áreas de instabilidade sobre o Matopiba nessa manhã de sexta-feira, contudo, os volumes de chuvas previstos ainda serão baixos, principalmente no oeste da Bahia e sul do Piauí e do Tocantins. Insuficientes para permitir uma elevação dos níveis de umidade do solo. Desse modo, novas perdas de produtividade em lavouras de soja e milho continuarão a ocorrer. Volumes maiores de chuvas poderão ser observados apenas sobre a metade norte do Tocantins, Maranhão e Pará, onde o plantio da soja está bastante atrasado, por conta da alta irregularidade no regime de chuvas. E a tendência é que ao longo desse final de semana haja muita nebulosidade sobre a região, mas volumes baixos de chuvas.

No Centro-oeste, Sudeste e no Sul do Brasil a semana vai terminando do mesmo jeito que começou, com previsões para pancadas de chuvas sobre quase todas as localidades dessas regiões. Além disso, o avanço de uma frente fria, pelo Rio Grande do Sul ainda nessa sexta-feira irá provocar chuvas em todo o Estado. E aos poucos esse sistema estará avançando sobre o interior do Brasil, mantendo a atmosfera instável e com possibilidade para novas ocorrências de chuvas em toda a região Centro-Sul do País. E a semana que vem não será nada diferente. Março irá começar com chuvas em quase todas as regiões produtoras do Brasil, devido ao avanço de novas frentes frias.

Assim, os trabalhos de colheita, plantio e demais atividades agrícolas continuarão sendo prejudicadas, principalmente no Paraná e no Mato Grosso do Sul, onde já há relatos de lavouras de soja com altos índices de umidade e em processo de apodrecimento, pelos vários dias consecutivos de chuvas. No Mato Grosso, Goiás, cerrado mineiro e em São Paulo, as pancadas de chuvas quase que diárias tem possibilitado tanto a realização dos tratos culturais como também o pleno desenvolvimento das lavouras, pois estão mantendo os solos com níveis razoáveis de umidade.

Alerta Agroclimático - 26 fev 2016

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário