Clima: Semana inicia-se com chuvas no Centro-Sul e esperança de retorno das chuvas no Matopiba

Publicado em 29/02/2016 07:09

A presença de uma frente fria sobre a região Sudeste mantém o céu com muitas nuvens e previsão de novas ocorrência de chuvas em, praticamente, sobre todas as localidades de São Paulo, norte do Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Goiás e metade sul de Minas Gerais. Assim, trabalhos agrícolas como colheita e plantio estarão prejudicados ao longo dessa segunda-feira. Tempo aberto em todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e metade sul do Paraná, devido ao afastamento da frente fria. Tempo aberto também sobre o Matopiba, onde o longo período de estiagem provoca perdas irreversíveis em lavouras de soja, milho e algodão.

E aos poucos essa frente estará se deslocando para o norte da região Sudeste, onde poderá a partir dessa quarta-feira provocar algumas pancadas de chuvas sobre toda a região do Matopiba, sendo que os maiores volumes de chuvas deverão ocorrer, sobre essas região no começo da semana que vem, onde ai sim, irá retornar o tempo chuvoso à toda a região. Sendo que o mês de março será com chuvas dentro da média. O problema é que essas chuvas irão retornar tarde, infelizmente, para a maioria dos produtores.

Na região Sul há previsão do retorno das chuvas somente nesse próximo final de semana, assim a primeira semana de março será marcada pelo tempo seco e temperaturas altas. Já a faixa central do Brasil, na qual compreende norte do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo , Mato Grosso, Rondônia, Goiás e Minas Gerais a previsão é que esse padrão se mantenha inalterado ao longo de toda a semana, ou seja, chuvas diárias, sendo hora na forma apenas de pancadas, hora o dia toda, prejudicando os trabalhos de colheita da soja, plantio das lavouras de 2ª safra e favorecendo ainda mais a proliferação de doenças fúngicas. Já há relatos de perdas por excesso de dias chuvosas em lavouras de soja no oeste do Paraná e na metade sul do Mato Grosso do Sul. Lavouras perenes como café, cana de açúcar, laranjas e pastagens estão sendo bastante beneficiadas por esse padrão meteorológico.

Alerta Agroclimático - 29 fev 2016

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário