Clima: Quinta-feira de tempo fechado em grande parte do Centro-Sul

Publicado em 03/03/2016 07:10

Muitas áreas de instabilidade ainda podem ser observadas sobre as regiões Sudeste e Centro-oeste nessa manhã de quinta-feira, com isso há previsões para chuvas a qualquer hora do dia sobre as localidades dos Estados de São Paulo, Goiás e Mato Grosso, além das regiões oeste e sul de Minas Gerais e norte/nordeste do Mato Grosso do Sul. Há previsões de chuvas também sobre grande parte das regiões produtoras do Tocantins, Maranhão e Pará. No Sul, chuvas são observadas nessa manhã de quinta-feira sobre a faixa leste da região. E com o avanço dessas áreas de instabilidade poderão vir a ocorrer pancadas de chuvas isoladas sobre o extremo oeste da Bahia e extremo sul do Piauí. Portanto, as atividades agrícolas continuarão prejudicadas em boa parte de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, sendo que no Mato Grosso, apenas a metade norte é que deverá apresentar problemas para a colheita da soja e plantio do milho safrinha. A volta das chuvas em Tocantins e no Maranhão, alivia a situação de muitos produtores, mas ainda mantém uma grau alto de preocupação na Bahia e no Piauí, já que as chuvas ainda continuarão muito isoladas e temperaturas muito alta. Bom para os produtores do Paraná e do Mato Grosso do Sul, que poderão retomar e continuar com a colheita da soja, avaliando os prejuízos por conta dos vários e vários dias de chuvas.

E com o avanço desse sistema os próximos dias continuarão sendo de tempo bastante instável sobre partes do Sudeste e do Centro-oeste. Somente a metade sul do Mato Grosso do Sul e o oeste do Paraná é que permanecerão com céu mais limpo e previsão de pancadas muito isoladas, mas nada que venha causar mais prejuízos aos produtores. Pelo contrário, tais condições meteorológicas permitirão o rápido avanço da colheita da soja e posterior plantio/finalização do milho safrinha; Já no Mato Grosso, Goiás, São Paulo e cerrado mineiro as chuvas previstas para esses próximos 10 dias poderão atrapalhar o andamento das atividades agrícolas como a colheita das soja e plantio do milho, mas por outro lado manterão os solos com bons níveis de umidade, favorecendo o desenvolvimento das lavouras.

E há previsão de que já a partir de amanhã as chuvas retornem para todas as regiões produtoras do MATOPIBA e também para o interior do Nordeste. Em grande parte da região essas chuvas chegam com 10 dias de atraso, mas já serão suficientes para permitir a recuperação ou até mesmo a estagnação das perdas que vem ocorrendo em toda a região. E esse tempo mais chuvoso deverá se manter inalterado ao longo de toda a primeira quinzena de março.  

Alerta Agroclimático - 03 de março 2016

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário