Clima: Com 12 dias de atraso, chuvas irregulares chegam ao Matopiba

Publicado em 04/03/2016 07:06

Após 35 dias de muito sol, temperaturas elevadíssimas e perdas de produtividade, chuvas chegam às regiões produtoras do oeste da Bahia, Tocantins, Maranhão e no Piauí. Porém, ainda de uma forma muito irregular, ou seja, ainda não houve registro de chuvas em todas as fazendas, mas isso irá acontecer entre hoje e amanhã. Áreas de instabilidade continuam sobre essa região do Brasil, o que irá levar chuvas mais generalizadas ao longo desse final de semana à todas as fazendas. E esse padrão de tempo mais instável e com chuvas mais generalizadas irá ser observado ao longo desses próximos 10 dias.

Na região Sul o céu seguirá aberto e com temperaturas mais amenas e sem previsão para chuvas pelo menos até o começo da semana que vem. Sendo que entre a terça e quarta-feira da semana que vem uma nova frente fria deverá avançar pela região e provocar chuvas mais generalizadas. Contudo, sobre a metade sul do Rio Grande do Sul, o tempo seguirá aberto e sem previsões para chuvas durante esses próximos 10 dias. Chuvas só deverão ser observadas na faixa leste da região entre hoje e amanhã. Bom para à realização dos tratos culturais, como colheita, plantio e aplicações de defensivos. O mesmo irá ocorrer com a região sul do Mato Grosso do Sul.

No Mato Grosso, Goiás e em Minas Gerais, o tempo seguirá mais fechado e com chuvas a qualquer hora do dia não só nessa sexta-feira, mas durante os próximos 10 dias. Isso poderá atrapalhar e até mesmo inviabilizar os trabalhos de colheita da soja e finalização do milho safrinha. Podendo gerar algumas perdas pontuais, pelo excesso de umidade sobre as plantas. Tempo aberto, somente no início da próxima quinzena.  

Alerta Agroclimático - 04 mar 2016

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário