Clima: Terça-feira de chuvas no Centro-Norte do Brasil

Publicado em 08/03/2016 07:10

A terça-feira será mais um dia com registro de chuvas no Mato Grosso, Goiás, Tocantins, oeste da Bahia, Piauí, Maranhão, Pará e Rondônia. Também poderão vir a ocorrer pancadas de chuvas sobre São Paulo, oeste de Minas Gerais, norte do Mato Grosso do Sul e no Paraná. Contudo, nessas últimas localidades as chuvas virão apenas na forma de pancadas de final de tarde. Tempo aberto no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Por conta desse padrão meteorológico, atividades agrícolas poderão ser prejudicadas no Mato Grosso, Rondônia e em Goiás, atrasando ainda mais a colheita da soja e finalização do plantio do milho safrinha. Já no Matopiba, a previsão de mais chuvas para a região irá elevar ainda mais os níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições ao desenvolvimento das lavouras e estacando totalmente as perdas, que já poderão chegar na casa dos 40%.

E esse padrão meteorológico irá se manter inalterado ao longo de toda a semana, ou seja, há previsão para novas ocorrências de chuvas em toda a região centro-norte do Brasil durante toda essa semana. Ainda mais, porque entre amanhã e quinta, uma nova frente fria deverá avançar pelo Sul do Brasil, onde deixará o tempo bastante instável sobre a região, com previsão de chuvas generalizadas sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. E com o avanço desse sistema sobre o interior do País a tendência é que o tempo continue instável e com previsões de chuvas até o começo da semana que vem. Podendo gerar perdas pontuais em lavouras de soja no Mato Grosso e em Goiás, pela dificuldade na realização da colheita e impedindo a finalização do plantio do milho safrinha. Mas por outro lado, esse padrão meteorológico manterá as condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras de grãos e perenes, como café, cana de açúcar e laranja, além das pastagens.

Alerta Agroclimático - 08 mar 2016

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário