Clima: Tempo chuvoso em toda faixa central do Brasil

Publicado em 10/03/2016 07:14

A quinta-feira amanhece com muitas nuvens e chuvas sobre boa parte dos Estados do Mato Grosso, Goiás, Rondônia, norte do Mato Grosso do Sul, São Paulo e oeste de Minas Gerais. Dê um lado essas chuvas estão mantendo os solos com bons níveis de umidade, favorecendo o desenvolvimento das lavouras de 2ª safra, mas impossibilitam a realização dos trabalhos no campo, como a colheita, plantio e aplicações de defensivos. Há previsão para ocorrência de chuvas também sobre o norte do Mato Grosso do Sul e sobre toda a faixa leste da região Sul. Porém, os volumes serão baixos, mas suficientes para atrapalhar o andamento da colheita da soja , milho e arroz dessas localidades. Também há previsão para pancadas de chuvas sobre o Tocantins, Maranhão, Piauí, oeste da Bahia e Pará, sendo que os maiores volumes registrados deverão ocorrer sobre o Tocantins , leste do Pará e Maranhão.

E esse padrão meteorológico deverá se manter inalterado ao longo desses próximos 2 dias, somente no sábado é que o tempo abre totalmente sobre a região Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Mas no Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Pará, Rondônia e sobre toda a região do Matopiba, as previsões ainda continuarão para chuvas não só para esses próximos dias, mas ao longo de toda a semana que vem. Com isso, as condições  se manterão favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, mas os trabalhos de campo continuarão sendo prejudicados.

No Sul mesmo com a previsão de tempo mais aberto, os solos continuarão com bons níveis de umidade, favorecendo o desenvolvimento das lavouras, bem como a realização dos tratos culturais e demais atividades agrícolas.

Alerta Agroclimático - 10 mar 2016

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário