Clima: Semana começa com tempo firme em grande parte do Brasil

Publicado em 28/03/2016 07:07

A última semana de março iniciasse com nuvens de chuvas somente sobre a faixa norte do Brasil, onde nesse momento há registros de chuvas em Rondônia, noroeste do Mato Grosso, Pará e sobre as regiões norte do Maranhão e do Piauí. Em praticamente todo o restante do Brasil o tempo é mais firme e com possibilidade apenas para eventuais pancadas de chuvas no período da tarde sobre a faixa central. Esse tempo mais firme possibilitará que à realização da colheita da soja, milho, arroz e cana de açúcar possa transcorrer sem maiores transtornos ao longo do dia. E a umidade do solo está razoavelmente boa em toda a região Centro-oeste, Sul e nos Estados de São Paulo, Rondônia e Pará. Porém, uma grande faixa que abrange a metade norte de Minas Gerais, Espírito Santo, toda a Bahia, Piauí, Maranhão e o leste do Tocantins continuam apresentando índices baixos de umidade, desfavorecendo o desenvolvimento das lavouras, comprometendo a produção das culturas que já apresentam perdas significativas de produtividade.

E para a semana as chuvas deverão ficar concentradas sobre a região Norte do Brasil e norte do Nordeste, sendo que há possibilidade para que venham a ocorrer pancadas de chuvas sobre a faixa oeste e norte do Mato Grosso e sobre o leste do Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e norte do Paraná, nas demais regiões o tempo seguirá firme. Somente mais no final da semana é que novas áreas de instabilidade irão se formar e com isso há previsões de chuvas em toda a região Sul do Brasil. Desse modo, como venho comentando em meus boletins os volumes de chuvas em toda o Brasil começarão a diminuir nesse outono, sendo que não estão descartadas a possibilidade de eventuais pancadas de chuvas em todo o Brasil durante a primeira quinzena de abril. Entretanto, serão pancadas de chuvas irregulares, onde os volumes mais expressivos deverão ficar concentrados sobre os Estados da região Sul e também sobre os municípios da metade sul do Mato Grosso do Sul.

Com isso, lavouras de milho e algodão 2ª safra, bem como diversas outras culturas poderão vir a sentir essa ausência de chuvas regulares e com isso apresentar reduções em seus potenciais produtivos. Mas como há previsões de chuvas, mesmo na forma de pancadas irregulares, os percentuais de perdas não serão tão elevados. Bom para o início da colheita da cana de açúcar em todo o Centro-Sul, já que o tempo não será tão chuvoso como foram os últimos 3 outonos. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário