Clima: Quinta-feira de tempo firme em grande parte do Brasil

Publicado em 31/03/2016 07:08

Áreas de instabilidade podem ser observadas sobre partes da região central e norte do Brasil nessa manhã de quinta-feira. Há registros de chuvas sobre alguns municípios do triângulo mineiro e do sudeste de Goiás. Mas ao longo do dia, principalmente no período da tarde, essas áreas de instabilidade irão ganhar forças e poderão provocar chuvas, na forma de pancadas, sobre os municípios do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e do Paraná. Contudo, como não há um sistema meteorológico organizando essas áreas de instabilidade, essas pancadas serão apenas pontuais, não atingindo toda uma região ou até mesmo todo o Estado.

Assim, as atividades agrícolas, como colheita, plantio e demais tratos culturais não deverão sofrer grandes impactos no dia de hoje. Além disso, essas pancadas de chuvas, mesmo que irregulares, irão manter os solos com níveis razoáveis de umidade, favorecendo o desenvolvimento das lavouras. Mas vale salientar que os maiores volumes de chuvas, nessa quinta-feira, deverão ser observados no Paraná e em Santa Catarina, podendo até mesmo ocorrer queda de granizo.

No Rio Grande do Sul e em boa parte do Matopiba o tempo permanecerá aberto e sem previsões para chuvas, a não ser em Tocantins e no Maranhão e poderão registrar chuvas rápidas ao longo do dia. E sem a previsão de chuvas para as regiões produtoras do oeste da Bahia e sul do Piauí as condições só estão piorando, pois está afetando também o algodão.

E para os próximos 10 dias essa padrão meteorológico não irá mudar, pois as chuvas continuarão somente na forma de pancadas irregulares e bem mais concentradas no Sul do Brasil, sendo que em toda a região central e norte os volumes previstos para esse período não deverá passar dos 30 mm.

Alerta Agroclimático - 31 mar 2016

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário