Clima: Bloqueio atmosférico mantem tempo mais firme em boa parte do Brasil

Publicado em 05/04/2016 07:02

A formação de um bloqueio atmosférico sobre o Brasil central impede o avanço de sistemas meteorológicos e com isso, a terça-feira será mais um dia de tempo firme e sem previsões de chuvas em grande parte das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba. E essa ausência de chuvas já começa a causar fortes preocupações aos produtores de grãos, principalmente os de milho safrinha e algodão, uma vez que os níveis de umidade do solo já começam a entrar em declínio e isso poderá resultar em reduções significativas nos potenciais produtivos dessas lavouras. Bom, apenas para os produtores de cana de açúcar que estão em plena colheita. Porém, algumas áreas de instabilidade são observadas sobre o Mato Grosso nessa manhã de terça-feira, podendo gerar pancadas de chuvas pontuais, como vistas ontem. Mas aos poucos essas áreas de instabilidade estarão perdendo forças e os próximos dias serão de tempo aberto e sem previsões para chuvas.

Já no Rio Grande do Sul, o avanço de uma frente fria pela região de fronteira com o Uruguai irá manter a terça-feira com muita nebulosidade e previsão para chuvas generalizadas em toda a região de fronteira, sendo que os maiores volumes deverão ocorrer sobre a região da Fronteira Oeste. E devido ao bloqueio, a semana será de tempo bem fechado e chuvoso sobre o Estado gaúcho, inviabilizando os trabalhos de colheita da soja e do arroz, podendo gerar algumas perdas de produtividade e principalmente de qualidade.

E esse bloqueio deverá se manter ao longo de toda essa semana e muito provavelmente na semana que vem, com isso, a previsão é que as chuvas só retornem de forma generalizada sobre as regiões produtoras do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Bahia e Piauí após o dia 20. Até lá, além do tempo mais seco, as temperaturas se manterão altas – acima da média. Como a umidade da Amazônia estará concentrada sobre a faixa norte do Brasil durante essas próximas duas semanas, áreas de instabilidade estarão se formando sobre Rondônia, metade norte do Mato Grosso, Tocantins, Pará e em partes do Maranhão e extremo sul do Piauí. Assim, há possibilidades de ocorrência de pancadas de chuvas irregulares sobre essas localidades ao longo desse período, principalmente durante essa semana. Favorecendo o desenvolvimento das culturas.

Alerta Agroclimático - 05 de abril 2016

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário