Clima: Bloqueio atmosférico atuando no Brasil Central mantém tempo quente e seco em quase todo país

Publicado em 07/04/2016 07:10

O bloqueio atmosférico que atua sobre a região central do Brasil está mantendo o céu com poucas nuvens em grande parte todo o território brasileiro. Porém, áreas de instabilidade continuam sendo observadas sobre as regiões produtoras do Mato Grosso, Rondônia, Pará, Tocantins, norte do Mato Grosso do Sul e áreas do Piauí e Maranhão. Desse modo, a quinta-feira será de pancadas de chuvas sobre essas localidades e tempo firme e quente no restante do Brasil. Podendo ocorrer algumas pancadas de chuvas isoladas, entre o final da tarde e noite na região oeste do Rio Grande do Sul. Até porque, uma nova frente fria está avançando pelo Estado, onde irá provocar chuvas torrenciais a partir de manhã entre o Rio Grande do Sul, Argentina e Paraguai.

Tais condições meteorológicas vem preocupando produtores de milho safrinha e algodão, uma vez que os solos estão com níveis muito baixos de umidade. Bom apenas para colheita da cana de açúcar, que já se iniciou em, praticamente, toda a região Centro-Sul.

E esse padrão meteorológico irá se manter inalterado ao longo dos próximos dias, pois só há previsão para o enfraquecimento desse bloqueio e posterior retorno das chuvas a partir do dia 20/04. Apenas o Mato Grosso, Rondônia, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e oeste da Bahia é que manterão uma condição mais favorável a ocorrência de pancadas de chuvas ao longo desses próximos 7 dias. Juntamente com a região Sul, que devido ao avanço dessa frente fria irá manter o tempo instável sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, faixa leste do Paraná e Paraguai.

Alerta Agroclimático - 07 abril 2016

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário