Clima: Milho e algodão 2ª safra sentem efeitos da estiagem

Publicado em 08/04/2016 07:13

O tempo seco e quente que vem sendo registrado ao longo de toda essa semana em grande parte do Brasil, já está provocando perdas pontuais de produtividade em algumas lavouras de milho e algodão de 2ª safra. E essa sexta-feira não será muito diferente. O bloqueio atmosférico ainda continua muito ativo sobre a faixa central do Brasil, impedindo o avanço das frentes frias, que presas no extremo Sul do País, continua castigando toda a metade sul e oeste do Rio Grande do Sul. Os altos volumes de chuvas que ocorrerão e que ainda estão sendo previstos à ocorrerem entre hoje e domingo, manterão os solos bastante encharcados, impossibilitando qualquer atividade agrícola. Comprometendo totalmente a colheita da soja e do arroz na região.

Há previsão para eventuais pancadas de chuvas sobre o norte e nordeste do Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão e oeste do Piauí. Também não estão descartadas a possibilidade de pancadas de chuvas sobre a região oeste da Bahia nesse final de semana. O que contribuirá muito ao desenvolvimento do algodão, já que lavouras de soja e milho já apresentam perdas extremamente elevadas esse ano.

E esse padrão meteorológico se manterá inalterado ao longo de toda a semana que vem. O bloqueio atmosférico só deverá começar a se enfraquecer no final da próxima semana. Assim, a tendência é que esse tempo seco e quente continue até por volta do dia 20, quando a partir daí as chuvas começarão a retornar, ainda muito irregulares, às regiões produtoras do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. Tais condições meteorológicas só está sendo benéfica para as culturas que estão em plena colheita, como é o caso da cana de açúcar.

Passando para o outro lado do Continente, as chuvas diminuíram de intensidade nos Estados Unidos e com isso, as condições estão favoráveis e se manterão assim ao longo da semana que vem, ao plantio do milho e algodão. E devido as chuvas ocorridas, os solos da região do corn-belt apresentam bons níveis de umidade, favorecendo o desenvolvimento e plantio das lavouras. Assim, por enquanto, tudo corre bem à produção norte-americana de grãos.

Alerta Agroclimático - 08 abril 2016

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário