Clima: Novo bloqueio ganha forças e previsão é de tempo seco

Publicado em 12/04/2016 07:05

Um novo bloqueio atmosférico está ganhando forças e com isso o tempo continuará seco e quente em grande parte da região central do Brasil essa semana. Agravando ainda mais as condições do milho e algodão safrinha, bem com as demais culturas de 2ª safra. Contudo, através das imagens de satélite é possível observar muitas áreas de instabilidade sobre a região noroeste do País. O que irá gerar pancadas de chuvas isoladas sobre o Mato Grosso, Rondônia, Pará, norte do Tocantins e Maranhão.  Além dessas regiões há previsão também para eventuais pancadas de chuvas sobre Santa Catarina e Paraná, principalmente entre a tarde e noite.

Mas devido ao bloqueio, essas áreas de instabilidade estarão perdendo forças e assim, o tempo irá ficar firme e sem previsões para chuvas em, praticamente, todas as regiões produtoras do Sudeste, Centro-oeste, Matopiba e do Paraná e de Santa Catarina. Sendo que as frentes frias estarão presas entre o Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. Desse modo, produtores gaúchos terão dificuldades para realizarem a colheita da soja, milho e arroz, por conta do excesso de dias chuvosos, podendo gerar perdas tanto na qualidade quanto no teor produtivo dos grãos. Na Argentina as fortes e constantes chuvas que vem ocorrendo nas principais regiões produtoras estão dificultando a colheita da soja e do milho, que segue atrasado e já apresentando perdas de produtividade.

Somente no final da próxima semana é que esse bloqueio começará a perder forças e desse modo, frentes frias poderão avançar sobre o interior do Brasil, mas mesmo com o termino do bloqueio não há previsões de chuvas generalizadas e nem tão pouco em bons volumes. Portanto, as condições ao desenvolvimento do milho e algodão 2ª safra estará prejudicando, sendo que haverá perdas bastante significativas em várias regiões produtoras. Apenas para a colheita da cana de açúcar e para o plantio das hortaliças é que esse clima está sendo benéfico.

Alerta Agroclimático - 12 abril 2016

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário