Clima: Lavouras de milho safrinha se agravam com período seco e quente

Publicado em 13/04/2016 07:10

Esse novo bloqueio que está sobre a região centro-sul do Brasil mantém o tempo seco e quente em, praticamente toda a região centro-norte. Observa-se através das imagens de satélite, nuvens de chuva somente sobre a região Norte  e Sul do País. Nas demais localidades a quarta-feira será de tempo aberto, sem previsões para chuvas e temperaturas, novamente, acima da média. E tais condições meteorológicas estão reduzindo muito rapidamente os níveis de umidade do solo, afetando o desenvolvimento de lavouras de milho safrinha, em todas as regiões produtoras. Porém, no Mato Grosso a situação só não tão grave quanto em outros Estados, porque houve registro de chuvas nesses últimos dias e a previsão é que hoje venha a ocorrer novas pancadas de chuvas sobre o Estado. Há previsão de chuvas também para Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, podendo atingir o sudoeste e leste de São Paulo.

Se o tempo seco prejudica lavouras de milho, o excesso de dias chuvosos no Rio Grande do Sul está inviabilizando os trabalhos de colheita do arroz, soja e milho, cujos percentuais de área colhida estão inferiores aos demais anos anteriores e já há relatos de perdas tanto de produtividade quanto de qualidade dos grãos nessas lavouras.

E a tendência é que até o final de semana do dia 22, 23/04 nada mude. Chuvas concentradas no Sul do Brasil, mais precisamente sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e tempo seco no Sudeste, Centro-oeste e em boa parte do Matopiba. As chuvas só deverão retornar no final desse mês e começo de maio, mas mesmo assim, os volumes previstos não serão altos e nem tão pouco de grande abrangência. Com isso, novas perdas nos potenciais produtivos das lavouras de milho safrinha irão ocorrer e também em lavouras de soja e arroz do Rio Grande do Sul, em especial da metade sul do Estado gaúcho, já que será a região que concentrará os maiores volumes de chuvas nesses próximos 15 dias.

Bom apenas para a realização da colheita da cana de açúcar que se beneficia com o tempo mais firme e quente que vem e que estará ocorrendo nesses próximos 15 dias.

Alerta Agroclimático - 13 abril 2016

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário