Clima: Semana termina e preocupação com tempo seco aumenta

Publicado em 15/04/2016 07:09

A semana vai terminando e com a ela a certeza de que a ausência de chuvas e o forte calor que marcaram todo esse período está causando sérios prejuízos à produção de milho safrinha. Houve relatos de chuvas em alguns municípios do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Paraná essa semana, mas com exceção do Mato Grosso, nas demais localidades tais chuvas não foram suficientes para reverter esse quadro de estresse hídrico e térmico que as plantas vem sofrendo. Pior para as lavouras cultivadas em São Paulo, Minas Gerais e Goiás, onde há mais de 15 dias não há registros de chuvas. Tais condições climáticas só estão favorecendo a realização da colheita da cana de açúcar em todo o Centro-Sul e o plantio do tomate industrial e da batata, cebola, alho e cebola em Goiás, cerrado mineiro e em São Paulo, já que são culturas irrigadas. No extremo sul do Brasil, o excesso de dias chuvosos, principalmente sobre a metade sul do Rio Grande do Sul tem inviabilizado a realização da colheita da soja e do arroz, onde já há perdas significativas de qualidade e de produtividade.

E para essa sexta-feira, quanto para os próximos 10 dias tais condições meteorológicas não irão mudar. As chuvas continuarão concentradas (presas) entre o extremo sul do País, Argentina e Uruguai, onde há previsão de chuvas fortes para esse período, inviabilizando totalmente todas as atividades de campo. Onde causará mais perdas nas lavouras de soja e milho. Somente na semana do dia 25 é que há previsão da diminuição das chuvas sobre a região, devido ao enfraquecimento do bloqueio atmosférico. Desse modo, com a presença ainda do bloqueio, que manterá as frentes frias “presas” sobre o Rio Grande do Sul, os próximos 10 dias serão de tempo seco e quente em, praticamente, todo o território nacional, com exceção apenas para as faixas norte das regiões Norte e Nordeste e litoral nordestino, onde ocorrerão pancadas de chuvas ao longo desse período.

Assim, esse tempo seco e com temperaturas acima da média irá manter as condições extremamente desfavoráveis ao desenvolvimento do milho safrinha, onde os percentuais de perdas irão crescer muito nesse período. Mas a realização da colheita da cana de açúcar e o plantio das hortaliças poderão transcorrer sem maiores problemas. As chuvas só deverão retornar à essas regiões do Brasil na semana do dia 25/04, quando o bloqueio irá se enfraquecer e entradas de frentes frias voltarão a ocorrer sobre o interior do País. Porém, os volumes não deverão ser altos e nem tão pouco de grande abrangência.   

Alerta Agroclimático - 15 abril 2016

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário