Clima: Semana começa com tempo firme em quase todo o Brasil

Publicado em 18/04/2016 07:08

O bloqueio atmosférico continua atuando sobre a região central do Brasil, onde mantém o tempo firme e com temperaturas bem acima da média em, praticamente, todo o Brasil. Com isso a segunda-feira será mais um dia sem previsões para chuvas sobre todas as regiões produtoras do Sul, Sudeste, Centro-oeste e do Matopiba. Gerando mais perdas em lavouras de milho safrinha e algodão. Chuvas nessa segunda-feira somente na região de fronteira entre o Rio Grande do Sul e Uruguai. E essas chuvas de forte intensidade e com ventos também de moderada a forte intensidade estão inviabilizando totalmente os trabalhos de colheita do arroz e soja. Onde já causam dados irreversíveis à qualidade e a produtividade dessas lavouras. Lavouras de soja e milho da Argentina também estão sendo prejudicadas e com perdas já significativas por causa das chuvas ininterruptas que vem sendo registradas nos últimos 15 dias.

E a previsão para essa semana não muda, o bloqueio ainda se manterá ativo sobre a região central e sul do Brasil, impedindo que as frentes frias consigam avançar pelo interior do País e com isso, o tempo seguirá firme, sem previsões para chuvas e com temperaturas bem acima da média para essa época do ano em toda as regiões produtoras de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e no Matopiba. Sendo que poderão vir a ocorrer algumas pancadas de chuvas isoladas sobre Rondônia e noroeste do Mato Grosso. Além das regiões produtoras do Pará e norte do Maranhão e do Piauí. E devido ao bloqueio as chuvas continuarão castigando as regiões produtoras da fronteira entre o Rio Grande do Sul e Uruguai.

Assim, as perdas nos potenciais produtivos das lavouras de milho safrinha e algodão irão aumentar, bem as perdas em lavouras de soja e arroz da metade sul do Rio Grande do Sul, da Argentina e do Uruguai. As chuvas só deverão retornar ao interior do Brasil na semana que vem, com o enfraquecimento do bloqueio. Mas, é bem provável que essas chuvas quando retornarem cheguem tarde para reverter esse terrível quadro de perdas na produção nacional de milho e algodão. Tais condições meteorológicas só estão sendo favoráveis à realização da colheita da cana de açúcar e ao plantio de lavouras de tomate, cenoura, cebola e alho das regiões do Sudeste e Centro-oeste. Mas mesmo assim, essa ausência de chuvas preocupa os produtores, uma vez que os reservatórios, para uso da irrigação, já começam a ser reduzidos.

Alerta Agroclimático - 18 abril 2016

Alerta Agroclimático - 18 abril 2016 B

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário