Agroclima passa por reformulação e ganha mapas meteorológicos georreferenciados

Publicado em 31/05/2016 10:23
Novo recurso vai permitir ao agricultor consultar, de forma rápida e simples, fenômenos que influenciam nas plantações, mapas de chuva acumulada, água disponível no solo e risco de incêndio

O Agroclima (www.agroclima.com.br), canal de consulta meteorológica para o agronegócio da Climatempo, principal empresa de meteorologia privada do país, acaba de passar por uma reformulação. Agora, o site oferece mais informações para auxiliar diretamente o agricultor na produção das principais culturas do país. Entre as novidades estão os mapas georreferenciados, recurso que facilita a consulta da informação por município e a identificação de fenômenos que influenciam nas atividades de plantio, como El Niño e La Niña através do mapa de TSM (Temperatura da Superfície do Mar). “Neste novo Agroclima, o objetivo principal é facilitar em um único lugar a consulta de informação pelo agricultor, utilizando o link de fácil acesso a página de previsão do tempo para 15 dias e o boletim de clima com o resumo do mês, explica Rafael Bruno, gerente de marketing da Climatempo.

O recurso de georeferenciamento está na sessão de mapas ‘Agrícolas’ trazendo informações importantes como estiagem, risco de incêndio, água disponível no solo, entre outros. Em ‘Variáveis Meteorológicas’, o agricultor consulta previsão de risco de geada, estiagem, chuva acumulada, temperatura máxima e mínima. “O site também acompanha as informações da bolsa agro com preços futuros e cotações de safras. Traz previsão climática desenvolvida por meteorologistas especializados no setor agro e boletim semanal para os próximos 10 dias, projetando a tendência da chuva nas principais regiões produtoras”.    

Outras informações importantes também foram adicionadas ao site. A média climática da cidade pesquisada, por exemplo, traz detalhes sobre o comportamento climatológico, ou seja, historicamente qual é o mês mais seco ou mais chuvoso, menos ou mais frio.

Já modulo de Zoneamento Agrícola diz qual o período que o agricultor deve plantar, trazendo informações sobre o volume de chuva esperado para o período.

O canal também ganhou um modo mais simples de pesquisa de conteúdo de previsão do tempo. Contando com 6.500 municípios brasileiros cadastrados no site Climatempo, o Agroclima separou 500 cidades com informações agrícolas personalizadas. Nas páginas relacionadas a esses locais, o produtor poderá encontrar informações importantes para o dia a dia no campo, entre outros detalhes. Caso ele conheça algum outro município que seja agrícola e não esteja listado ali, ele poderá preencher um formulário no site solicitando a inclusão do mesmo.

“Além de todas essas mudanças, também estamos felizes em anunciar que alguns parceiros de conteúdo chegam ao Agroclima. Entre eles, o Notícias Agrícolas (www.noticiasagricolas.com.br) trazendo informações do mercado e o Agrossociedade” com um conteúdo sobre a cadeia produtiva do agronegócio e sociedade, complementa Rafael Bruno.

O portal também se tornou totalmente responsivo, podendo ser acessado de qualquer plataforma, incluindo smartphones e tablets. O Agroclima é um serviço inteiramente gratuito e tem como objetivo fornecer conteúdo de qualidade e previsões precisas para auxiliar o agricultor em seu planejamento e tomada de decisão.  O canal é, há 10 anos, referência na previsão do tempo e do clima voltado para agronegócio no Brasil. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário