Produtores contam prejuízos após passagem de nuvem funil em MG

Publicado em 03/06/2016 07:59

 A nuvem funil que se formou na zona rural de Congonhal (MG) na tarde de quarta-feira (1º) trouxe prejuízo para os moradores. O fenômeno atingiu a serra do bairro Taiobas e destruiu dois galpões que estavam em construção. Uma plantação de eucaliptos também foi praticamente devastada e uma das árvores foi arrancada com a raiz.

"Começou a descer no chão aquele cone e destruiu [coisas] no vizinho. [Atingiu] A fazenda também", conta o lavrador Edson Clayton. "Eu nunca vi nada igual e prefiro não ver de novo.

O trabalhador rural Djalma Lúcio Gomes relata que o céu estava limpo quando a formação, parecida com um tornado, surgiu. "Não chovia. Foi tudo muito ruído. [Foi] Um som como trovão, [vimos] os objetos voando. A gente só pensou em se esconder", recorda.

O lavrador José Simão Gomes ficou muito impressionado. "Parecia que tinha uns 10 aviões de carga sem escapamento fazendo barulho."

Morador registrou momentos de desespero

No sítio onde Roldão Moreira de Fonseca trabalha, além dos dois galpões destruídos, uma cobertura metálica foi arremessada para longe. O trator e outros equipamentos agrícolas ficaram danificados. Uma casa foi destelhada e apresenta rachaduras nas paredes.

Fonseca estava na parte externa do sítio quando viu a nuvem se formando e um vento forte chegando ao local por volta das 15h. Ele começou a filmar com o celular, mas logo teve que buscar um local para se proteger.

Junto com um colega de trabalho, o morador se escondeu atrás de uma caçamba e registrou os minutos de desespero. "O vento veio e ficou em torno da gente. O redemoinho subindo a gente assim", diz Fonseca.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - MG.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
G1 - MG

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário