Sergipe enfrenta a pior seca dos últimos cinco anos

Publicado em 24/10/2016 06:12

Onde o sol não dá trégua, a terra está cada vez mais seca. Em Nossa Senhora Aparecida, no sertão de Sergipe, pastos e açudes desapareceram e o maior desafio para quem vive na região é alimentar o gado.

"Não tem nada pra comer mais, já acabou tudo. A chuva foi pouca, não saiu capim”, diz Valdir Alves Barreto, agricultor.

Sem chuva, o pasto foi substituído pela palma, o agricultor anda mais de dois quilômetros em busca da planta e conta com a ajuda dos vizinhos. Uma rotina de sacrifícios para não ver o pequeno rebanho morrer.

Sem dinheiro para comprar ração, as 25 cabeças de gado do agricultor Nelson estão cada dia mais magras. Foi preciso vender oito, para comprar ração e não perder tudo. “É vendendo umas para as outras comerem”, diz Nelson de Lima, criador.

A última vez que choveu no sertão de Sergipe foi há seis meses e mesmo assim o volume foi bem baixo. Choveu apenas 80 mililitros dos 150 esperados para os meses de maio a julho. 

Há pouco mais de seis meses, o que havia na região era a esperança de muitas famílias que plantaram milho e feijão, mas absolutamente nada vingou.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - Globo Rural.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
G1 - Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário