Instabilidade muito intensa entre Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul nesta terça (10)

Publicado em 10/01/2017 07:19 150 exibições

 A temperatura na segunda-feira (10) em Santa Rosa, Noroeste do Rio Grande do Sul, chegou a 36,6ºC com um índice de calor (sensação térmica) de 54,4ºC devido ao ar muito úmido. Considerando que calor e alta umidade são combustíveis para instabilidade, os números expressam como a atmosfera encontra-se extremamente instável e propícia a fenômenos severos entre a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul neste momento.

Na tarde de ontem, dois tornados foram registrados na Argentina, sem relatos de vítimas. Um na província argentina de San Luis (foto) e outro em cidade de Córdoba. No final da tarde desta segunda-feira, temporal com chuva intensa, granizo e vento forte castigava a cidades de Buenos Aires e região.

Fortes áreas de instabilidade se formam neste começo de noite de segunda-feira no Centro da Argentina, no Oeste do Rio Grande do Sul e na nossa fronteira com o Uruguai, devendo atingir com chuva localmente forte a torrencial e temporais isolados, alguns potencialmente fortes a severos com vento e granizo, parte do território gaúcho nas próximas horas, principalmente na primeira metade da terça. Não podem ser descartados fenômenos severos localizados com danos.

A instabilidade ainda não abandona o Rio Grande do Sul na quarta, mas na segunda metade da semana se espera ar mais seco que proporcionará o predomínio do sol, restringindo-se os episódios de instabilidade a pontos muito isolados devido ao forte calor esperado para o final desta semana. Atualizações deste boletim serão feitas pelo Twitter da MetSul.

Por:
Meteorologista Estael Sias
Fonte:
Metesul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário