Tempestade iniciada na Argentina avança para o Brasil nesta semana, com focos de até 200mm

Publicado em 10/03/2017 09:55

A Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) publicou, em seu boletim de Perspectivas Agroclimáticas para Argentina e Brasil, divulgado ontem (9), as estimativas para a semana de 9 a 15 de março de 2017.

Uma tempestade que se iniciou na Argentina e agora se encontra no Uruguai estaria avançando para o Brasil, sobretudo no Rio Grande do Sul. A região norte do país, por sua vez, também deverá receber volumes bastante expressivos.

O início da perspectiva com os ventos do tŕopico causando temperaturas máximas elevadas e trazendo umidade para a maior parte da área agrícola brasileira, que registrará temperaturas máximas superiores a 30ºC, com focos de mais de 35º. Apenas o sudeste de Goiás, o sul de Minas Gerais, o norte e o sul de Sâo Paulo, o leste do Paraná, o centro de Santa Catarina e o norte e o sul do Rio Grande do Sul registrarão temperaturas máximas inferiores a 30ºC.

Paralelamente, dentro do período, chuvas abundantes a muito abundantes, com numerosos núcleos de tempestades localizadas severas deverão ocorrer sobre a maior parte da área agrícola do Brasil, com exceção de sua parte central.

De acordo com a estimativa, a maior parte da área agrícola brasileira receberá um bom número de chuvas que podem chegar a ser superiores a 200mm - principalmente no norte do país e em parte do Rio Grande do Sul - acompanhandas de ventos, raios e ocasional queda de granizo. Apenas o sul do Mato Grosso, o sudeste de Goiás e a maior parte dos estados de Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina registrarão chuvas moderadas - com mais de 10 mm - com alguns focos de valores escassos.

O meteorologista Alexandre Nascimento, da Climatempo, aponta que as chuvas já começaram a se manifestar na região Sul deste ontem (8) e que elas são reflexo do encontro da frente fria com as altas temperaturas que vinham sendo registradas na região. Este movimento deve se apresentar mais fraco a partir de amanhã (10), mas no domingo (11), uma nova frente fria volta a atuar no sistema, provocando novamente as fortes chuvas na região.

Para a região Norte, Nascimento destaca que este movimento é normal para a época do ano, sobretudo pela influência das águas do Oceano Atlântico na Zona de Convergência Intertropical, que favorecem as chuvas na região. O meteorologista aponta também que as chuvas serão frequentes e que não devem cessar até o próximo mês.

A perspectiva também prevê uma queda de temperatura nas zonas altas de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, mas sem afetar o norte e o centro da área agrícola brasileira, que observará temperaturas mínimas superiores a 20ºC.

O sudeste do Pará, o centro do Mato Grosso, o norte do Paraná, o leste de Santa Catarina, o leste do Rio Grande do Sul, o sudeste do Tocantins, o sul do Piauí e a maior parte da Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul registrarão temperaturas mínimas entre 15 e 20ºC.

O sudeste de Minas Gerais e a maior parte do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul observarão temperaturas mínimas inferiores a 15ºC, com focos em valores inferiores.

Argentina e Uruguai

A perspectiva aponta que os ventos do norte farão influência sobre a maior parte da área agrícola, trazendo abundante umidade atmosférica e nebulosidade, mantendo temperaturas máximas elevadas sobre o norte de área agrícola, enquanto o sul observará registros mais moderados.

Feira agrícola Expoagro tempestade

Feira agrícola Expoagro, na província de Buenos Aires, após tempestade (Foto: Infocampo)

O norte da área agrícola argentina, a maior parte da área agrícola do Paraguai e o extremo oeste do Uruguai observarão temperaturas máximas superiores a 35ºC, com foco em temperaturas superiores a 40ºC.

Na zona núcleo, maior região produtiva do país, as temperaturas devem ficar entre 25ºC e 30ºC.

Río Negro, no Uruguai. Foto postada por Christian Garavaglia‏ (@ChGaravaglia) no Twitter

Já o perfil de chuvas para a semana, que começou a mostrar as suas caras nesta quinta-feira (9), quando um forte temporal impediu a realização da Expoagro, feira que ocorre em San Nicolás de Los Arrojos, na província de Buenos Aires, avança agora para o norte da área agrícola da Argentina e para o Uruguai, onde fortes chuvas, com focos de tempestades intensas e precipitações superiores a 150mm, devem ocorrer ao longo de grande parte do país. Granizo, ventos e aguaceiros torrenciais também estão inclusos nesta conta.

Divisa da Argentina com Uruguai - tempestade

Divisa da Argentina com o Uruguai - foto enviada por Fábio Montagner

 

O leste da zona núcleo observará chuvas moderadas a muito abundantes, de 25 a 75mm.

Centenas de hectares alagados

Embora o grande foco das chuvas tenha passado na Argentina, o centro-norte da província de Buenos Aires enfrentou um evento na última semana que trouxe danos para a produção de soja e de milho.

Durante o mês de fevereiro, foram registrados acumulados de 600mm. Com isso, as últimas chuvas complicaram a situação.

No sábado (4), o presidente da Associação Rural de Henderson (localidade afetada no centro-norte), Pablo Ginestet, disse ao jornal La Nación que, na região, "além de grandes perdas de cultivos - de soja, em especial - não sobra um caminho transitável". Ele também acrescentou que "nunca choveu tanto em fevereiro" e que "o desastre é muito grande".

O La Nación destaca ainda que, quanto à agricultura, não foi possível dar início na colheita de girassol e, para a soja e o milho, mais da metade dos lotes na zona se encontram afetados pelos alagamentos.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário