Inundações impactam ao menos sete países da América do Sul

Publicado em 12/04/2017 14:50

Inundações causadas por intensas chuvas afetam vários países da América Latina: Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia e Equador, nos quais centenas de pessoas tiveram que deixar suas casas. Já foram registrados, ao menos, três falecidos.

"As inundações deste final de semana do Paraguai, Uruguai e Argentina a partir do ponto de vista atmosférico respondem ao mesmo sistema", explicou a diretora do Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet), Madelaine Renom.

Nesses três países houveram pessoas que ficaram desalojadas neste final de semana por conta do transbordar de rios como consequência das chuvas intensas.

Renom, licenciada em Ciências Meteorológicas, acrescentou que foi produzida "uma conjunção de duas massas de ar: chocam duas massas de ar, uma fria e outra bastante quente, que começou a se formar desde sábado e assim começa a gerar as chuvas intensas, com tempestades".

No Uruguai e em algumas partes da Argentina não são esperadas chuvas ao menos até o próximo domingo, como informou Renom, já que esses locais estão entrando em um sistema de alta pressão.

O Peru, por sua vez, foi o país mais castigado. Foram mais de 90 mortos, 110.000 feridos e cerca de 150.000 pessoas desalojadas. As chuvas intensas de março nesse país foram consequência de uma manifestação atribuída ao fenômeno oceânico e atmosférico do El Niño, na opinião de Renom.

Na Bolívia, as chuvas causaram o transbordar de rios que invadiram comunidades indígenas e campestres. Cerca de 15.800 famílias foram afetadas e 17.144 hectares de diferentes cultivos foram perdidos.

Já na Colômbia, 28% da população está exposta a um alto potencial de inundações. Intensas chuvas esperadas para as próximas horas poderiam provocar, além do transbordar de rios, deslizamentos de terra.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
TodoElCampo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário