EUA: 15 dias de chuvas pesadas ainda devem manter lento o ritmo do plantio

Publicado em 09/05/2017 12:10

Os Estados Unidos vêm registrando uma das mais frias e úmidas primaveras desde 1993 e os efeitos dessas condições climáticas já começam a aparecer na evolução do plantio da safra 2017/18 de grãos do país. Lavouras de trigo em importantes regiões produtoras foram, inclusive, severamente prejudicadas pela incidência de neve. 

De acordo com informações do NOAA (Administração Atmosféria e Oceânica Nacional), o serviço oficial de clima do governo norte-americano, o mês de abril foi o segundo mais úmido desde o início dos estudos. As recentes precipitações conseguiram, inclusive, reduzir a seca a seu menor nível desde 2000, quando foi iniciado o serviço conhecido como Drought Monitor - um monitor da seca no país.

Ainda de acordo com o NOAA, a média das chuvas no mês passado ficou em mais de 87 mm, 23 mm acima da média do século 20. As precipitações muito acima da média foram registradas, principalmente, no Noroeste, Planícies Centrais, Médio Mississipi Valley, Grandes Lagos e Médio Atlântico. O estado da Carolina do Norte foi o que registrou seu abril mais chuvoso de todos os tempos. 

Chuvas EUA Abril - NOAA

Ao se contabilizar o acumulado no período de janeiro a abril, a média das chuvas nos Estados Unidos foi de 291,08 mm, ou seja, 50 mm acima da média. Dessa forma, esse intervalo dos primeiros quatro meses de 2017 foi o mais quinto mais úmido desde o início dos estudos da instituição. 

Chuvas EUA Janeiro a Abril - NOAA

Nos últimos 30 dias, como mostra o mapa do portal AgWeb, estados como Missouri, Illinois, Indiana e Arkansas receberam acumulados de chuvas de 50 a 101 mm. 

Chuvas - Acumulado 30 dias AgWeb

Previsão do Tempo

E esta ainda deverá ser uma semana bastante chuvosa para o Meio-Oeste americano. As previsões mais atualizadas indicam a chegada de uma nova rodada de chuvas fortes na regiao central dos Estados Unidos, se intensificando no meio da semana. 

"As maiores ameaças poderão ser a queda de granizo e novas ocorrências de inundações repentinas", segundo explica o meteorologista da agência norte-americana AccuWeather, Eddie Walker. "Há também a possibilidade de algumas tempestades podendo produzir ventos fortes e tornados isolados", completou. 

Os estados mais afetados por esse novo sistema devem ser Oklahoma, Texas, Kansas, Missouri, Indiana e Kentucky. 

O cenário esperado para os próximos dias, portanto, continua preocupando e impactando nos trabalhos de campo no Corn Belt. " Com um ritmo atrasado, os produtores norte-americanos se veem preocupados com o volume de chuvas para os próximos dias", diz o reporte diário da AgResource Brasil (ARC Brasil). "As regiões afetadas com alagamentos e saturação hídrica continuam sob a área a receber chuvas nos próximos dias.O plantio deve continuar caminhando a passos curtos até a melhora das projeções climáticas".

AGr 5 Dias

Nas previsões atualizadas do NOAA para os próximos sete dias, importantes estados produtores do Meio-Oeste americano poderiam receber de 31,7 a até 50,8 mm de chuvas. 

EUA 7 Dias - NOAA

Há ainda previsões mais alongadas indicando mais chuvas no intervalo dos próximos 9 a 15 dias, como mostram os dados coletados pela ARC Brasil. 

"Os modelos climáticos EUROPEU (ECMWF) e AMERICANO (GFS) mostram previsões similares com outra rodada de chuvas no período de 9-15 dias. Aos poucos, os modelos têm mostrado um retorno de chuvas fortes que poderão agravar ainda mais as inundações nas Planícies, no Leste do Cinturão Agrícola e no Delta. Os modelos vinham divergindo e nem sempre em acordo sobre a volta de um padrão mais úmido. Agora os dois modelos mostram previsões similares com novas precipitações começando na próxima semana. O retorno de chuvas pesadas com solos já saturados de umidade é uma grande preocupação para o Missouri, Arkansas, Illinois, Indiana e para as planícies", informou a consultoria em um reporte.

Chuvas 15 dias - AGR

" Note que partes do Kansas, Oklahoma, Missouri e Illinois podem receber chuva acima dos 100m, enquanto áreas próximas devem receber 50-75mm. Essas chuvas podem agravar as inundações e, principalmente, elevar os problemas reais de qualidade das culturas no trigo de inverno. A primeira tempestade desse novo padrão deve ocorrer através das Planícies, de hoje à noite até a quinta-feira com chuvas de 25-50mm. Em seguida, uma massa de ar frio desliza rumo ao leste produzindo mais 12-50mm de chuva através do sul do Meio Oeste até o Delta. Alguns dias de clima seco surgem após essas chuvas, até que uma nova tempestade se forme no início da próxima semana", completa o boletim.

Banner ARC Brasil

Números do Plantio

O último boletim semanal de acompanhamento de safras foi divulgado nesta segunda-feira (8) com números atualizados até o último domingo, 7 de maio. 

De acordo com o reporte, a semeadura da soja estava concluída em 14% da área prevista para o país, contra 10% da semana anterior e projeções que variavam de 16 a 17%. A média para este período da temporada é de 17% e em 2016, o plantio estava em 21%. 

Sobre o milho, o USDA informou que os trabalhos de campo evoluíram, na última semana, de 34% para 47%, enquanto o mercado apostava em 48%. O índice ainda está bem distante do ano passado, nessa época, de 61%, e também abaixo dos 52% de média. O relatório indica ainda que 15% das lavouras de milho já emergiram, contra 9% da semana anterior, 25% do ano passado e 19% de média plurianual. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • FREITAS CURITIBA - PR

    E quando colhem a safra sempre é "super safra"...

    1
    • jaoi jaquatira - MT

      valeu notiasa agriculas por prestar informacao ao agricultores

      2