Argentina: Chaco e Formosa também passam por dramas com inundações
Além de compartilhar o nordeste argentino, os produtores das províncias de Corrientes, Chaco e Formosa compartilham um drama: estão inundados. No norte de Corrientes, cerca de 3000 pequenos produtores já apresentaram uma solicitação de emergência agropecuária ao governo da província e, se estima que em pouco tempo, este número vai crescer para 4000, o que representaria mais da metade dos produtores dessa região.
São informadas perdas de 12% nas fazendas e, para as autoridades, a mortalidade de animais já supera as 50.000 vacas. Em zonas nas quais choveram 2200mm, caíram outros 120mm na semana passada. O aumento do nível do rio Uruguai também está inundando campos. Para os produtores, a mortalidade de áreas deve ser o dobro das estimativas oficiais.
No Chaco, onde as chuvas habituais de todo um ano são de 1400mm, o total já supera 1500mm, com 1000mm somente nos últimos 90 dias. O problema está sobre o norte da província, com 10 departamentos em emergência há 60 dias. 60% de um total de 2,6 milhões de cabeças de gado estão em zonas comprometidas. Ainda não há números de mortalidade, mas alguns não descartam que este número pode ser grande.
Em Formosa, o setor pecuário tem 5 milhões de cabeças de gado afetadas - onde há a presença de 1,5 milhões de cabeças. De 30.000 hectares plantados, há perdas em 15.000, em produções como algodão, milho, mandioca, batata e arroz. Com uma média anual de 1000mm, os primeiros meses do ano já receberam 1500mm.
O quadro significará, com todos estes números, perdidas de cerca de AR$2 bilhões.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Inmet mantém alerta vermelho para onda de calor no sudeste até dia 29
Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm alerta laranja para tempestades neste sábado (27)
Calor intenso marca o fim de semana no país; RS segue em alerta para temporais
Rio atmosférico já provocou 350 mm de chuva no Nordeste da Argentina
Após recorde de calor em SP, alerta de chuva forte segue nesta sexta-feira
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (26) para todo o Brasil