Clima: Chuvas fortes são previstas para a Bahia nesta 3ª e em todo o Matopiba durante os próximos dias

Publicado em 07/11/2017 09:55

LOGO nalogo

O Matopiba tem recebido chuvas nos últimos dias e, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a região terá essas condições até pelo menos a segunda quinzena de novembro. As precipitações nos últimos dias foram de até 100 milímetros no Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, segundo relatos de produtores ao Notícias Agrícolas, apesar de ainda não serem generalizados. Previsões recentes da Climatempo mostram que o estado da Bahia terá uma semana de chuvas fortes e volumosas.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 54 horas (08/11 a 09/11) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 54 horas (08/11 a 09/11) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Muitas áreas de instabilidades se intensificam entre o Sul e o Centro-oeste da Bahia nesta terça-feira (7), com previsão de pancadas com moderada a forte intensidade. O estado é tradicional produtor de grãos. "As instabilidades vão se intensificar ainda mais nos próximos dias. A previsão é de volumes em torno dos 100 mm para vários municípios do Sul e Oeste do estado no período de cinco dias (entre os dias 7 e 11 de novembro)", disse a Climatempo. A região de Luiz Eduardo Magalhães (BA) será uma das mais beneficiadas.

A tendência também é do aumento da chuva, com risco de chuva forte e grandes acumulados no sul do Piauí e no sul do Maranhão.

"Os volumes mais significativos de chuvas nos próximos dias tendem a ficar concentrados mais ao Norte do país, pegando o Norte de Goiás, Tocantins, Oeste da Bahia e englobando toda a região do Matopiba. Mas também deve haver chuvas em outras áreas", disse a chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, Morgana de Almeida, com base no modelo americano. (Veja o mapa abaixo) Já no fim do mês, essas precipitações avançam para outras áreas do país.

Veja mais:
» Matopiba na rota das chuvas até a segunda quinzena de novembro e bons volumes garantem umidade no solo e favorecem plantio

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada de 21/10 a 06/11 para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada de 21/10 a 06/11 para todo o Brasil - Fonte: NOAA
Fonte: NOAA

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário