Clima: Mais chuvas são previstas para os próximos dias nos estados de Mato Grosso e Goiás

Publicado em 23/11/2017 09:58

LOGO nalogo

Os últimos dias têm sido de chuvas frequentes em Mato Grosso e Goiás, dois dos principais estados produtores de grãos do Brasil. Segundo previsões da Climatempo, as precipitações devem continuar nos próximos dias, ainda que sejam isoladas em algumas áreas. Essa condição está associada com a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que intensifica instabilidades.

"Esse tempo mais fechado e chuvoso deverá se manter ao longo dos próximos dias sobre grande parte da região Centro-Norte do Brasil. Assim, as condições se manterão favoráveis ao desenvolvimento das lavouras", destacou a Climatempo em informativo. O plantio da safra 2017/18 de grãos está ocorrendo no Sul e Centro-Oeste do país.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (24/11 a 26/11) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (24/11 a 26/11) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

As chuvas devem permanecer por quase todo o Centro-Oeste do país pelo menos até a semana que vem, segundo previsões da Climatempo. Fortes pancadas já foram registradas nas últimas horas na região. (Veja o mapa abaixo) Em Alta Floresta (MT), choveu 93,0 milímetros em apenas 3 horas, entre 15h e 19h (Brasília) de quarta-feira (22), dos quais 77,6 foram acumulados em apenas 2 horas.

Em Sorriso (MT), uma das principais cidades produtoras de soja do país, o volume observado no dia de ontem foi ainda maior. Chegou a cerca de 125 mm, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Metade desse número foi registrado em apenas uma hora de chuva. Os produtores devem estar atentos nas previsões específicas para suas lavouras.

Veja o mapa de precipitação acumulada na quarta-feira (22) em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada na quarta-feira (22) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Mesmo com a possibilidade de precipitações em diversas áreas do Centro-Oeste do país, o calor deve continuar a ser registrado, com temperaturas que podem se aproximar dos 30°C em Goiás e Distrito Federal e de até 35ºC no Oeste do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. (Veja o mapa abaixo) As informações são da Somar meteorologia.

Veja o mapa com a previsão de temperaturas máximas para até 72 horas (24/11 a 26/11) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de temperaturas máximas para até 72 horas (24/11 a 26/11) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Márcio José Gasparelo Rio Verde - GO

    esse povo da previsão do tempo está mais perdido que cego em tiroteio, a última chuva boa foi dia 10/11. Depois disso foram só duas garoas e a previsão marcando 20 30 mm e nada.. ja estamos com 15 dias marcando chuva, mas chuva que é bom nada... será que esse povo da meteorologia recebe uns troco do usa pra falar que o clima etá bom para o preço da soja não subir??? só pode, pois ultimamente não estão acertando nada....

    0
    • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

      É melhor mudar o nome de previsão para constatação do tempo... o que aliás já é feito...

      0
    • Francisco Lopes Cambé - PR

      Meu amigo: O homem faz previsões, mas quem define o caminho é DEUS.

      0