Clima: Chuvas volumosas voltam a região do Matopiba nos próximos dias; destaque para BA

Publicado em 07/12/2017 12:00
3781 exibições

LOGO nalogo

As chuvas que estavam mais concentradas na faixa central do Brasil e, principalmente no Sudeste, já avançam para as regiões Norte e Nordeste do país, com destaque para o Matopiba, uma importante região produtora agrícola do país que deve ter precipitações volumosas. As instabilidades são tropicais e atuam junto à Alta da Bolívia.

A Somar Meteorologia destaca que as chuvas no Nordeste se espalham a partir desta quinta-feira (7) começando pelo estado da Bahia, com precipitações frequentes e volumosas nos próximos dias. Não estão descartadas chances de transtornos. "Uma frente fria na Bahia instabiliza a atmosfera na região do Matopiba, favorecendo a agricultura", afirma o meteorologista Celso Oliveira.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (08/12 a 10/12) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (08/12 a 10/12) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

No Norte, a chuva deve se espalhar por quase toda a região a partir desta quinta. O tempo fica firme apenas no Leste do Amapá e Norte do Pará. Precipitações mais intensas são esperadas no Amazonas e Roraima, enquanto Acre e Rondônia devem registrar apenas pancadas isoladas. Na sexta, a chuva volta a ganhar força mais no estado de Tocantins.

Celso Oliveira, da Somar, afirma que as chuvas são comuns na região Norte nesta época do ano e costumam acontecer entre momentos de tempo firme e calor, com máximas próximas de 35°C em todos os estados.

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos cinco dias em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada nos últimos cinco dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário