Próximas chuvas devem beneficiar grande parte da área agrícola da Argentina, mas perspectiva é de seca para 2018/19

Publicado em 21/12/2017 08:27

Segundo Eduardo Sierra, especialista em agroclimatologia, as últimas chuvas na Argentina "marcaram o final do bloqueio que havia predominado durante novembro e a primeira quinzena de dezembro".

Neste contexto, ele acredita que haverão novos eventos de precipitações "no futuro próximo" que irão beneficiar a maior parte da área agrícola, com exceção da parte sudoeste de Buenos Aires, La Pampa e sudoeste de Córdoba.

A primeira passagem será próxima do Natal, a segunda deve vir ao final do ano e a terceira no começo de janeiro.

"Isso permitirá, ainda que com atraso, a completar os plantios e trazer boas condições para o início e a etapa vegetativa dos cultivos", sinalizou, ao La Nación.

Depois, o mais provável é que se estabeleça o bloqueio que é comum em janeiro, "fazendo com que até o final de janeiro/começo de fevereiro as chuvas se reduzam ao mesmo tempo em que o forte calor irá consumir gradualmente a umidade".

Segundo Sierra, em fevereiro "as chuvas voltarão com bastante força, repondo as reservas de umidade e dando boas condições para a formação do rendimento".

Em março, as chuvas devem diminuir e o outono será mais seco do que a média, o que irá favorecer a maturação e reduzir a pressão de doenças de final de ciclo, mas que deixará os solos secos. Assim, boa parte da área agrícola deve começar a safra 2018/19 em condições de seca, indicou.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
La Nación

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário