Alívio para a safra de verão em Córdoba, Argentina: chuvas foram de até 130mm na manhã de hoje (21)

Publicado em 21/12/2017 13:14

A tempestade que passou por Córdoba, na Argentina, durante a manhã desta quinta-feira (21), deixou como saldo até 130 mílimetros de chuvas, o que significa um alívio para os solos e cultivos que vinham sofrendo estresse hídrico e um impulso para que os trabalhos de plantio da safra de verão sejam retomados com força.

As chuvas foram bastante intensas e ocorreram em um período de poucas horas no centro, sudeste e no sul da província, enquanto ao norte elas foram mais escassas, segundo um levantamento realizado pelo Agrovoz.com.ar com base em dados do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) e das redes de estações meterológicas da Bolsa de Cereais de Córdoba e do Ministério de Agricultura e Pecuária.

Zona núcleo

O registro de 130mm foi informado pela unidade de Marcos Juárez do INTA em sua conta de Twitter e corresponde à localidade de Pascanas. Também foram registradas chuvas de 80mm em Wenceslao Escalante, 75mm em Corral de Bustos, 70mm em Canals, 50mm em Arias e 50mm em Camilo Aldao.

As redes de estações meterológicas confirmam que essa zona foi a mais chuvosa.

Sul

No departamento Presidente Roque Sáenz Peña, mais abaixo no mapa, além de General Levalle, Laboulaye e La Cesira, a chuva esteve levemente acima dos 40mm, enquanto em General Roca o máximo foi entre 20mm e 25mm. A média geral da região foi de 15mm.

Em Río Cuarto, os maiores registros foram mais ao norte, enquanto a capital da província registrou 30mm.

Centro

Em Santa María, Tercero Arriba e Río Segundo, as chuvas foram entre 20mm e 30mm. O mesmo ocorreu na maior parte de General San Martín, salvo as localidades mais ao sul, que acumularam até 66,4mm.

Norte e nordeste

As chuvas foram escassas, salvo na localidade de San Francisco, que registrou 23mm. O restante da região ficou entre 5mm e 15mm.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agrovoz

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Rudinei Luis Erpen Lagoão - RS

    Enquanto isso o centro e o sul do Rio Grande do Sul passam por um período seco... Aqui em nosso município tem bolsões de seca onde ainda não choveu praticamente nada em todo o mês de dezembro..., é cada vez mais provável termos quebras significativas na soja, além de já consolidadas grandes quebras no milho...

    1