Clima: Aumentam chances de chuva nos próximos dias na região Nordeste do país; registro de granizo no CE

Publicado em 22/12/2017 09:12

LOGO nalogo

O final do ano deve ser marcado por instabilidades no Nordeste do país. As chances de chuva para os próximos dias aumentaram bastante na região com a atuação de um sistema de baixa pressão, segundo reportam agências meteorológicas. A cidade de Parambu, no sertão cearense, por exemplo, já registrou chuva de granizo no fim da tarde de quarta-feira (20) e precipitações foram relatadas também em outras cidades da região.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (23/12 a 25/12) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (23/12 a 25/12) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

A Climatempo destaca que a circulação dos ventos mudou sobre o Nordeste do país devido a atuação do vórtice ciclônico nos altos níveis da atmosfera a 12 km de altura, o que favorece a formação de nuvens, principalmente pela costa Norte e Leste. Com isso, podem ocorrer pancadas de chuva de forte a moderada intensidade em diversas áreas nordestinas.

"Nesta sexta-feira (22), aumenta a chance de pancadas de chuva com raios entre a Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, além do Piauí e do Maranhão. Pode chover até com forte intensidade. As capitais João Pessoa (PB), Natal (RN), Fortaleza (CE), Teresina (PI) e São Luís (MA), também estão no risco de chuva forte", noticia a empresa meteorológica. Instabilidades seguem na região nos próximos dias.

A chuva de granizo que aconteceu no Ceará na quarta-feira impressionou moradores. "Foi uma cena maravilhosa. Foi muito gelo, mudou a paisagem do sertão, uma coisa que nunca se viu aqui em Parambu", afirmou ao site G1 regional Antônia Rocha, que filmou e fotografou o granizo no interior cearense. Além de Parambu (CE), outras cidades nordestinas também tiveram granizo e chuvas.


YouTube: Reprodução/Redes Sociais

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o granizo em Parambu (CE) ocorreu por conta da presença de uma nuvem cúmulo-nimbo, que pode ultrapassar os 10 km de alta. "Lá em cima é muito frio e cria-se o cristal de gelo. Em muitas ocasiões surgem pedras de gelo e, com as chuvas, acabam caindo junto com a água", disse o meteorologista do órgão Raul Fritz ao G1.

Veja fotos das chuvas na região Nordeste:

Chuva de granizo na tarde de quarta-feira em Parambu (CE) - Foto: Toinha Nogueira Chuva de granizo na tarde de quarta-feira em Parambu (CE) - Foto: Toinha Nogueira/Reprodução Blog Sertões de Crateús Chuva de granizo na tarde de quarta-feira em Parambu (CE) - Foto: Toinha Nogueira/Reprodução Blog Sertões de Crateús

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Fabio Fortunato São João da Boa Vista - SP

    Que curioso! Não me lembro faz tempo de chuvas de granizo no Nordeste do país

    0