Argentina: chuvas trouxeram alívio para zonas agrícolas, mas não chegaram à área afetada em Buenos Aires

Publicado em 15/01/2018 08:25

Entre a última sexta e sábado, algumas áreas agrícolas da Argentina, como o centro-sul de Buenos Aires, centro-norte de Córdoba, Santa Fe, Entre Ríos, Corrientes e parte do Noroeste argentino receberam um pouco de alívio em decorrência das chuvas. Contudo, no norte e no centro de Buenos Aires, localidades agropecuárias continuaram sem receber os milímetros anunciados pelas previsões, que ficariam entre 40 e 50mm e poderiam aliviar a seca que preocupa os produtores.

Em parte da zona núcleo de Buenos Aires, a cada hora, com o celular na mão, os produtores checavam radares e imagens de satélite para identificar a presença de tempestades. Contudo, ocorreram apenas chuvas irregulares. Nestas zonas coincidiam apenas uma queda de temperatura em toda a região.

Na semana passada, com temperaturas que giravam em torno de 37°C e 38°C, Marcelo Testa, produtor e contratista da Agrícola Testa, se viu obrigado a ampliar os horários de trabalho, realizando a pulverização durante a noite. Ele contou ao La Nación que as chuvas desde final de semana não passaram de 12mm na zona de Pergamino. "O panorama não é desastroso mas estávamos esperançosos com essa chuva para ter bons rendimentos e cobrir os custos. Agora estão anunciando tempestades para quinta e sexta-feira. Veremos o que irá ocorrer", disse.

O engenheiro Daniel Lavezzari, técnico privado de estabelecimentos agropecuários no norte de Buenos Aires, explicou que os produtores vêm precisando obter cultivos com altos rendimentos. Com a incerteza climática, a preocupação é grande. "Atualmente, com 6000kg por hectare de milho não se faz nada. É preciso obter 10000kg por hectare, já que os custos de produção têm aumentado muito e os grãos não acompanham essa escalada de preços", detalhou.


Chuvas acumuladas entre as 9h de sexta-feira (12) e 9h de sábado (13) na Argentina:

Chuvas acumuladas entre as 9h de sexta-feira (12) e 9h de sábado (13) na Argentina

Chuvas acumuladas entre as 9h de sábado (13) e 9h de domingo (14) na Argentina:

Chuvas acumuladas entre as 9h de sábado (13) e 9h de domingo (14) na Argentina

 

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
La Nación

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • marlon paniagua SAO PAULO - SP

    Alguem poderia ser mais transparente??.., quanto será, de verdade, a producao argentina... mesm, de agora em diante, supondo que o clima viesse a beneficiar as lavouras ? usda anunciou 57/56 , bolsa de rosario 52, buenos aires 54,5 , qual numero estaria mais perto da realidade ?

    1