Clima: La Niña possivelmente já atingiu seu pico, afirma serviço meteorológico da Austrália

Publicado em 31/01/2018 09:43

LOGO nalogo

O fenômeno climático La Niña pode ter atingido seu pico nas últimas semanas, disse em seu mais recente informativo o serviço meteorológico da Austrália (Bureau of Meteorology - BOM, na sigla em inglês). O evento segue sendo classificado como de fraca intensidade e com término previsto para o Outono no Hemisfério Sul.

"As temperaturas da superfície do mar no Pacífico tropical central tiveram leve aquecimento desde o fim de dezembro, com a maioria dos modelos agora prevendo agora que o La Niña terminará no Outono do Sul", disse o órgão em referência a perda de forças do evento climático.

Anomalias semanais de temperatura no Pacífico tropical - Fonte: BOM
Anomalias semanais de temperatura no Pacífico tropical - Fonte: BOM

Segundo o BOM, para que a temporada 2017/18 seja classificada como um período de La Niña é necessário que o evento dure por três meses. "Cinco dos oito modelos de clima pesquisados ​​pelo serviço sugerem que este evento provavelmente atravessará o verão no [Hemisfério] Sul e se deteriorará no início do Outono de 2018", disse o serviço australiano de meteorologia.

Modelos apontam que com a ocorrência do fenômeno La Niña, a região Sul do Brasil pode ter falta de chuva ou intensificação de veranico. A situação demanda atenção uma vez que as culturas de verão, como a soja e milho, que podem ser prejudicadas no período de enchimento de grãos.

No Norte e Nordeste, as chances são de chuvas acima da média em alguns estados, enquanto que no Centro-Oeste e Sudeste são esperados todos os tipos de eventos climáticos, já que são áreas centrais do país.

Escala criada para caracterização de fenômenos climáticos - Fonte: BOM
Escala criada para caracterização de fenômenos climáticos - Fonte: BOM

Em entrevista recente ao Notícias Agrícolas, Expedito Rebello, coordenador-Geral de Meteorologia do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), apontou que as condições climáticas previstas para os próximos três meses no Brasil (fevereiro, março e abril) estão relacionadas com o La Niña.

"As chuvas no estado de Mato Grosso devem ter acumulado entre 500 e 800 milímetros nos meses de fevereiro, março e abril. Enquanto que no Norte do país, os volumes podem ultrapassar os 1200 mm", disse Rebello. Áreas do Matopiba também devem receber altos volumes de chuva no próximo trimestre, o que também ascende o alerta para a colheita da safra de grãos na região que é importante produtora no país.

"Com exceção da Bahia, são esperados volumes expressivos em Tocantins, Maranhão e Piauí. O Nordeste enfrentou anos de seca", explicou o meteorologista.

Enquanto são esperadas chuvas volumosas no Centro-Norte, o Sul do país deve ter baixos volumes, assim como na maior parte do Mato Grosso do Sul. No Paraná, segundo maior estado produtor de grãos no Brasil, são esperados cerca até 400 mm acumulados na maior parte do estado nos próximos três meses. Volume que é considerado abaixo da média histórica para o período.

Mapa com a previsão probabilística para os próximos três meses em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Mapa de previsão probabilística para os próximos três meses em todo o Brasil -Fonte: Inmet

Leia mais:
» Clima nos próximos 3 meses traz preocupação para safra de grãos com poucas chuvas no Sul e altos acumulados no Centro-Oeste

Chuva em Santa Helena (PR). Envio de Euzebio Maraskin
Chuva em Santa Helena (PR). Envio de Euzebio Maraskin

Chuvas a cima da média no município de Cruzaltense (RS). Envio de Leonir de Souza
Chuvas a cima da média no município de Cruzaltense (RS). Envio de Leonir de Souza

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • JAIRO AUGUSTO RAIZI Iracema do Oeste - PR

    "Na vida podemos dizer que nada é cientificamente comprovado, pois a ciência diz algo hoje e amanhã poderá ser ultrapassado, mas, a Natureza em sua dimensão através do CRIADOR esta sim é sábia" ( Dra. Ana Maria Primavezi). No médio Oeste do Paraná, especificamente em Iracema do Oeste Pr, podemos até dizer que tivemos o efeito EL NINO......

    1