Tempo: Chuvas se concentram sobre região do Matopiba nos próximos dias e acumulados diários podem chegar a 100 mm

Publicado em 08/02/2018 07:12

LOGO nalogo

Conforma mostra o modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as chuvas devem ficar mais concentradas sobre a região do Matopiba nos próximos dias. Os acumulados diários até o sábado (9) podem chegar a até 100 milímetros, principalmente em áreas do Tocantins e Maranhão.

Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, disse em entrevista ontem (7) ao Notícias Agrícolas, que as chuvas mais concentradas no Matopiba se devem pela ocorrência da Zona de Convergência do Atlântico-Sul. Bons volumes foram registrados em diversos estados da região nas últimas horas, conforme mostram dados do instituto.

Veja mais:
» Região Central do país (MG, BA, GO e leste de MT) com condições de colheita a partir do próximo domingo, avisa Inmet

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (08/02 a 10/02) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (08/02 a 10/02) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Na quarta-feira, dados levantados pelo Inmet mostram que diversas cidades na região do Matopiba tiveram os maiores acumulados do país. Em Buriticupú (MA), choveu 148,8 milímetros em 24 horas, Caravelas (BA) recebeu acumulado no período de 113,6 mm, seguida por Jacobina (BA) que recebeu precipitações de 104,6 mm, Castelo do Piauí (PI) com 100,4 mm e Cameta (PA) com acumulado de 100,1 mm.

As chuvas continuam no Matopiba nesta quinta, inclusive, com alerta de altos acumulados em diversas áreas da região. São esperados até 100 mm/dia em diversas áreas do Maranhão e Tocantins. Segundo aviso do Inmet, não estão descartados alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.

Veja o mapa das áreas com altos acumulados nesta 5ª

Mapa das áreas com altos acumulados nesta 5ª / Matopiba - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Sul E Cariri Cearense, Sudeste Piauiense, Centro-Norte Piauiense, Sudoeste Piauiense, Norte Piauiense, Norte Cearense, Noroeste Cearense, Centrossul Cearense, Metropolitana De Fortaleza, Central Potiguar, Oeste Potiguar, Sertao Paraibano, Sao Francisco Pernambucano, Chapada Diamantina, Nordeste Baiano, Norte Baiano, Sul Baiano, Recôncavo Baiano, Sertão Cearense, Jaguaribe Cearense, Sertão De Pajeú E Do Araripe Pernambucano, São Francisco Baiano, Sudoeste Baiano

Veja o mapa das áreas com altos acumulados nesta 5ª

Mapa das áreas com altos acumulados nesta 5ª / Matopiba - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Nordeste Paraense, Sudeste Paraense, Marajo, Baixo Amazonas, Sudoeste Paraense, Metropolitana De Belem, Oeste Maranhense, Leste Maranhense, Norte Maranhense, Sul Maranhense, Centro Maranhense

Veja o mapa das áreas com altos acumulados nesta 5ª

Mapa das áreas com altos acumulados nesta 5ª / Matopiba - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Jalapão, Norte Tocantinense, Oeste Tocantinense, Centro Tocantinense

Segundo Melo, a partir de sábado, o Matopiba deve ter uma diminuição maior nos volumes, embora as chuvas também não parem por completo. Observa-se, a partir de então, um aumento de chuvas na região Sul, fazendo o movimento inverso. No Rio Grande do Sul, esta será uma chuva rápida, em forma de tempestade.

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário