Por conta da seca, crescimento econômico da Argentina pode ser abaixo do esperado

Publicado em 12/03/2018 09:56

A seca que afeta amplas áreas da região dos Pampas argentinos traria resultados ruins para a economia do país em geral. De acordo com um boletim da consultoria Ecolatina, o impacto desviaria o crescimento econômico para fora das estimativas oficiais.

O boletim aponta que a taxa de crescimento ficará mais próxima de 2%, abaixo da própria estimativa prévia da consultoria, de 2,5% e também abaixo dos 3,5% estimado pelo governo. O estudo explica que a revisão de seus números se deu porque os efeitos da seca vão influenciar diretamente em setores como máquinas agrícolas, pecuária, agroquímicos, complexo automotivo e serviços de transporte.

Compensações

O Ministério da Agroindústria, contudo, insiste que é importante ter em consideração que as variações de preços das colheitas afetadas poderão compensar o efeitos das perdas de produção em soja e milho. O Ministério ainda não divulgou nenhum número oficial de perdas, mas afirmou que é uma situação "que muda a cada dia em que segue sem chover".

"80% da soja exportada pela Argentina sai com algum grau de industrialização", explicou Luis Miguel Etchevehere, ministro da pasta, em declarações para a Rádio Nacional. "Temos que ver quantos milhões de toneladas iremos colher e que preço vamos ter. Pode ser que haja uma espécie de compensação entre o preço e o menor volume".

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Infobae

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário