Tempo: Semana começa com previsão de chuvas no Norte e Nordeste com potencial para impactos na colheita

Publicado em 09/04/2018 09:53 e atualizado em 10/04/2018 10:34
3329 exibições

LOGO nalogo

Instabilidades seguem sobre as regiões Norte e Nordeste do país neste início de semana e com pontencial de impactos para a colheita, segundo reporta a Climatempo. Altos acumulados são esperados nesta segunda-feira (09) sobre áreas de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

O Inmet alerta para a previsão de chuvas entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia nessas áreas durante todo o dia. No entanto, apesar das precipitações, é baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco. Na Bahia, as chuvas duram até amanhã (10).

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (10/04 a 12/04) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (10/04 a 12/04) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

A Climatempo aponta que essas condições previstas para a região Norte e Nordeste podem atrapalhar os trabalhos de finalização da colheita em algumas áreas pelo país. Por outro lado, as precipitações tendem a ser benéficas às lavouras da 2ª safra, que estão em pleno desenvolvimento.

"A instabilidade será bastante benéfica, uma vez que os níveis de umidade do solo estão relativamente bons, favorecendo o desenvolvimento das lavouras de 2ª safra. Já nas regiões produtoras do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a chuva. atrapalha o pleno andamento da colheita, porém, ainda não há registros de perdas de produtividade ou qualidade, apenas de paralisações nos trabalhos no campo", noticiou a Climatempo.

As chuvas devem ficar mais irregulares no Centro-Norte apenas entre os dias 12 e 20 de abril em grande parte das regiões produtoras de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Pará, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Leia mais:
» Chuva prejudica colheita em áreas do NO e NE

Enquanto a chuva se concentra sobre o Centro-Norte do país, o Sul segue com tempo aberto pelo menos até quarta-feira, quando muda o cenário. "Os mapas de previsão sinalizam que, a partir da próxima quarta-feira (11), a passagem de uma frente fria pela Região Sul irá deixar o tempo mais fechado. Com isso, há previsão de chuva generalizada", informa a empresa meteorológica.

Leia mais:
» Campo argentino começa a sair do padrão de seca

Veja o mapa das áreas com previsão de altos acumulados nesta 2ª feira:

Mapa das áreas com previsão de altos acumulados nesta 2ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Sul E Cariri Cearense, Cariri E Seridó Paraibano, Sudeste Piauiense, Centro-Norte Piauiense, Sudoeste Piauiense, Norte Piauiense, Norte Cearense, Noroeste Cearense, Centrossul Cearense, Metropolitana De Fortaleza, Central Potiguar, Oeste Potiguar, Leste Potiguar, Agreste Potiguar, Sertao Paraibano, Agreste E Brejo Paraibano, Metropolitana De Recife, Sao Francisco Pernambucano, Agreste Pernambucano, Mata Pernambucana, Leste Alagoano, Agreste Alagoano, Sertão Cearense, Jaguaribe Cearense, Litoral E Mata Paraibano, Sertão De Pajeú E Do Araripe Pernambucano

Veja o mapa das áreas com previsão de altos acumulados nesta 2ª feira:

Mapa das áreas com previsão de altos acumulados nesta 2ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Sul Baiano

3848e0e70b1b3f0711da3298516e4a57.jpg
Foto: Matheus Pires de Almeida. Uirauna/PB

4fe8b08160ab62158d0ed0326c788e93.jpg
Foto de Leomar Junior, Lages (SC)

Chuva na colheita de soja em Currais (PI). Envio de Abel Pieta
Chuva na colheita de soja em Currais (PI). Envio de Abel Pieta

Encerramento da da safra de verão 2018 na fazenda de Irmãos Roth em Chiapetta (RS)
Encerramento da da safra de verão 2018 na fazenda de Irmãos Roth em Chiapetta (RS)

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário