Tempo: Temperaturas caem até 12°C no Sul do Brasil com de onda de frio nos próximos dias

Publicado em 17/05/2018 10:05 e atualizado em 17/05/2018 11:49

LOGO nalogo

A forte onda de frio prevista para chegar nos próximos dias ao Brasil já provoca quedas de temperatura em diversas cidades da região Sul do Brasil. As mínimas caíram até 12°C de uma semana pra outra. De acordo com dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), das 10 cidades com as menores temperaturas registradas no país nas últimas 24 horas apenas uma não está localizada no Sul e todas são do Rio Grande do Sul.

A cidade com a menor temperatura ontem foi Santa Vitória do Palmar (RS) - Barra do Chuí, extremo sul do Brasil, com 7,7°C ontem (16). Na semana passada, as mínimas no município estavam em cerca de 19°C. Em seguida vem Santana do Livramento (RS): 7,9°C, Jaguarão (RS): 7,9°C, Canguçu (RS): 8,3°C, Dom Pedrito (RS): 8,4°C, Santa Vitória do Palmar (RS): 8,5°C, Monte Verde (MG): 8,6°C, Bagé (RS): 9,2°C, Quarai (RS): 9,3°C e Bagé (RS): 9,4°C.

Veja o mapa com a previsão de temperatura mínima para até 72 horas (17/05 a 19/05) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de temperatura mínima para até 72 horas (17/05 a 19/05) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Em entrevista na última quarta-feira (16), Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, havia adiantado que, a partir da sexta-feira (18), uma nova frente fria deve provocar chuvas no Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, acompanhada de um declínio significativo de temperaturas, que não se restringem ao Sul. A meteorologista, inclusive, alerta para a possibilidade de geadas.

Veja mais:
» Fim de semana terá queda brusca de temperatura no Centro-Sul do país com alerta de geadas para RS, SC, PR, Oeste de SP e Sul de MS

"O amanhecer do domingo (20/05) será de muito frio na Região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais, com formação de geada ampla no Sul do país. Nas demais áreas do Sudeste, Centro-Oeste e sul da Região Norte, o frio vai ganhando força no decorrer do domingo, apesar do predomínio de sol nestas áreas destaca-se que a tarde será fria", disse o Inmet em nota.

A onda de frio permanecerá sobre diversas áreas do país pelo menos até segunda-feira (21), segundo o Instituto, com condições para a formação de geada no Sul do país, além da Serra da Mantiqueira e Vale do Ribeira, em São Paulo e no Sul de Minas Gerais. Também não se descarta a possibilidade de formação de geada em áreas do Sul de Mato Grosso do Sul. A preocupação com a safrinha é eminente.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (18/05 a 20/05) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (18/05 a 20/05) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Outro destaque são os ventos fortes que devem chegar ao Sul e Sudeste do país. "Devido à influência de um ciclone extratropical que estará sobre o Oceano Atlântico. No domingo as rajadas de vento poderão variar entre 70 e 90 km/h no litoral dessas regiões, onde eventualmente em alguns pontos poderá atingir os 100 km/h", explicou o Inmet. Nas últimas horas ventos fortes já haviam atingido lavouras de milho no Noroeste do Paraná.

A Climatempo informa que por conta da massa de ar frio existe a possibilidade de nevar em áreas acima de 1000 metros de altitude, na Serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, mas ela é pequena. "A maior chance de nevar é entre o fim da noite do sábado, 19 de maio, e durante a madrugada e manhã do domingo, 20 de maio. As condições para neve serão menores durante a tarde e noite do domingo por causa da dissipação da nebulosidade", disse a empresa meteorológica.

Possibilidade de neve entre 19 e 20 de maio de 2018 - Fonte: Climatempo
Possibilidade de neve entre 19 e 20 de maio de 2018 - Fonte: Climatempo

Milho Safrinha Irrigado em Ipameri (GO). Envio de César Reis
Milho Safrinha Irrigado em Ipameri (GO). Envio de César Reis

Milho safrinha em São João do Ivai (PR)
Milho safrinha em São João do Ivai (PR)​

Colheita em Pedras Altas (RS). Envio de Álvaro Busetti
Colheita em Pedras Altas (RS). Envio de Álvaro Busetti​

Café em Campestre (MG). Envio de Rogério Nery, da Coffee Trader Lucaffé Brazil
Café em Campestre (MG). Envio de Rogério Nery, da Coffee Trader Lucaffé Brazil​

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário